Como os guindastes são removidos dos arranha ceus?

Crane image by Vanessa van Rensburg from Fotolia.com
Um guindaste é um sistema de polias usado para mover cargas muito pesadas vertical e horizontalmente. Eles são uma parte vital na construção dos arranha-céus, pois são os únicos dispositivos capazes de mover materiais pesados necessários na construção dos andares. Diferentes tipos de guindastes podem estar envolvidos na construção de um arranha-céu, como os de lança giratória, as gruas e os guindastes pórticos. Em algumas ocasiões, o guindaste é colocado no topo da construção apoiado sob si mesmo, mas, na maioria das vezes, ele é colocado em cima de um andaime próximo ao edifício.
Guindastes
Levantamento do guindaste
Como se instala um guindaste de modo que ele possa subir continuamente, junto com o arranha-céu? E como ele é removido e levado para baixo quando a construção está pronta? Por incrível que pareça, as respostas são simples. Construir o prédio com um guindaste no topo é uma tarefa relativamente fácil e realizada basicamente pelo próprio guindaste. O guindaste faz a montagem do andaime ou "mastro" onde ele está instalado nível por nível. Com isso, poderosos cilindros hidráulicos o empurram até o nível superior (algumas vezes isso é feito primeiro e, assim, a nova peça do mastro é inserida debaixo do guindaste). Dessa forma, ele fica fixo no lugar, realiza o seu trabalho e, quando estiver pronto, pode subir para o nível superior. Eventualmente, de acordo com o tipo de guindaste, peso e massa envolvidos, é necessário adicionar estabilizadores que conectem o andaime do guindaste ao edifício, proporcionando o apoio necessário conforme se aproxima do topo do edifício.
Remoção do guindaste
Após a conclusão do arranha-céu, o guindaste é literalmente desmontado, peça por peça. Isto pode acontecer de diversas formas, dependendo do tipo de guindaste, mas a maioria deles possui uma desmontagem facilitada. Normalmente, um guindaste maior será usado para içar o que está ligado ao topo da construção. Isso permite a separação das peças do guindaste principal que, lentamente, serão levadas ao chão. O mastro e a base do guindaste são abaixados pelo mesmo sistema hidráulico que os levantou. Quando a base já estiver abaixada, cada um dos níveis do mastro poderá ser desmontado.
Para remover o segundo guindaste, geralmente usa-se um terceiro ainda menor, para descer as peças do segundo. Este terceiro é pequeno o suficiente para ser desmontado manualmente e removido através de um elevador ou mecanismo similar, deixando o arranha-céu intacto e todas as peças desmontadas no chão. Às vezes, não é possível remover os guindastes em construções mais complexas desta forma. Nestes casos, as peças são transportadas por poderosos helicópteros, embora este método seja muito raro.
Referências
Sobre o Autor
Tyler Lacoma has worked as a writer and editor for several years after graduating from George Fox University with a degree in business management and writing/literature. He works on business and technology topics for clients such as Obsessable, EBSCO, Drop.io, The TAC Group, Anaxos, Dynamic Page Solutions and others, specializing in ecology, marketing and modern trends.
Créditos Fotográficos
Crane image by Vanessa van Rensburg from Fotolia.com