Como fazer formas de papel para panetone

••• panettone image by citylights from Fotolia.com

Entre os italianos, o panetone é um costume de férias. Esse pão é assado em formas cilíndricas de papel e é dado como presente. Durante as férias, o pão é consumido no café da manhã, servido como lanche da tarde junto do vinho Marsala ou tarde da noite antes de dormir. Faça torradas e pudim de panetone como um atrativo adicional. Criando suas próprias formas, você acrescentará um toque pessoal, querendo dizer: eu me importo com você.

Passo 1

Em uma cartolina, recorte um círculo com 7,62 cm de circunferência para começar a fazer a forma do panetone. Meça a circunferência.

Passo 2

Recorte um pedaço de papel vegetal com 15,24 cm de altura e com o comprimento da circunferência do círculo mais 2,54 cm. O tamanho aproximado é de 15,24 por 27,94 cm.

Passo 3

Corte pequenas fendas de 0,64 cm como se você fosse cortar uma franja por toda a extensão do papel vegetal. Os cortes devem ter uma distância de cerca de 0,64 cm um do outro.

Passo 4

Faça uma cola com 30 g de farinha e 60 ml de água. Se a cola ficar grossa demais, acrescente água, duas gotas por vez; se ficar muito fina, adicione farinha.

Passo 5

Faça um tubo com o papel vegetal e cole a cartolina no fundo dele. Dobre e cole as franjas do tubo na parte externa do círculo de papel. Deixe secar a noite toda.

Passo 6

Recorte um círculo de 7,62 cm do papel vegetal e cole sobre o círculo de cartolina na parte de dentro da forma para finalizá-la.

Passo 7

Ponha a massa de panetone na forma e asse conforme as instruções.

Mais recentes

×