Como domesticar um pássaro selvagem
bird image by timur1970 from Fotolia.com
A maioria das aves mais de estimação nos Estados Unidos é comprada como bebês alimentados à mão, que geralmente têm pouco ou até mesmo nenhum medo das pessoas, sequer agridem seres humanos. Se você, no entanto, comprar ou adotar um pássaro selvagem, ele provavelmente terá problemas de confiança ou de agressão primeiramente com pessoas. Antes de ter um pássaro, saiba que as aves precisam de atenção constante e seu instinto é morder e mastigar tudo. Domesticar uma ave selvagem leva tempo e paciência, mas é possível. O resultado é um pássaro inteligente, dedicado que pode ser manuseado e apreciado.
Ações a se tomar
Step 1
Separe um tempo todos os dias para treinar. Pode ser a qualquer hora do dia ou da noite, mas reserve 30 minutos por dia, para se relacionar com seu animal de estimação. Atenha-se ao cronograma de treinamento diário.
Step 2
Mantenha a gaiola onde há muita atividade de família. O pássaro deve se acostumar com os ruídos e cheiros da família. Passe a considerá-lo como uma parte da vida dele.
Step 3
Corte as asas do seu pássaro. Em um pássaro selvagem, é geralmente sábio pedir a um profissional para cortá-las e mostrar como fazer isso. Cortar as asas de um pássaro não fere a ave. O pássaro ainda será capaz de pousar graciosamente, mas não será capaz de obter o "impulso" necessário para voar.
Step 4
Faça com que seu pássaro se acostume com um poleiro de mão. Enquanto o pássaro estiver na gaiola ou no topo da sua gaiola, gentilmente cutuque o poleiro na barriga dele, abaixo das pernas. Ele deve empoleirar-se. Recompense o pássaro com uma guloseima.
Step 5
Durante uma semana, tente não tocar na ave. Basta falar em tom calmo enquanto a ave estiver no poleiro. Quando estiver na hora do treinamento, coloque a ave de volta na gaiola e dê outra guloseima.
Step 6
Após uma semana de treinamento no poleiro, tente mover o pássaro de um poleiro para outro. Para tanto, aproxime o outro poleiro pela parte inferior da barriga do pássaro. Sempre recompense o pássaro com um alimento.
Step 7
Aos poucos, substitua o poleiro pelo seu dedo (se for um pequeno pássaro) ou mão (para um pássaro maior). Lembre-se de recompensar o pássaro com uma guloseima.
Step 8
Gradualmente toque o pássaro na cabeça, por trás. Nesse momento a ave já deve estar acostumada com você e irá permitir algumas carícias. Não se aproxime do pássaro pela frente, pois isso poderá assustá-lo. Suavemente mova para a área da bochecha e toque suavemente. Recompense-a com uma guloseima.
Dica
- Não recue se o pássaro "abocanhar" a sua mão. Aves não têm mãos e usam seus bicos para segurar e manusear as coisas.
- Se o pássaro morder fortemente ou for agressivo, nunca fique bravo. Basta colocar o pássaro de volta na gaiola e tentar novamente no dia seguinte.
- Os pássaros são criaturas incrivelmente inteligentes e amorosas com o temperamento de uma criança de três anos de idade.
Advertência
- Bicos de pássaros são poderosos e podem machucar você ou crianças pequenas. Ao domesticar um pássaro de estimação, não tenha medo, mas esteja ciente de que uma mordida pode facilmente abrir cortes. Não faça movimentos bruscos e nunca fique bravo, grite ou bata no pássaro.
- Nunca tente domar uma ave de rapina sozinho.
- Se você encontrar um pássaro ferido ou órfão, ligue para o um centro de atendimento à vida selvagem local para obter instruções sobre como lidar com a situação. Uma vez que um pássaro for domesticado, ele não poderá voltar à vida selvagem.
Sobre o Autor
Laine Doss has been writing for years with an emphasis on fitness, travel and lifestyle issues. Doss has written for "Buzz" magazine, Examiner.com, Liberalwonk.com, Fashify.com and Laine Doss Green Travels. Doss has co-hosted a lifestyles-themed radio show and is a graduate of the Connecticut School of Broadcasting.
Créditos Fotográficos
bird image by timur1970 from Fotolia.com