Como domesticar um pássaro selvagem

••• bird image by timur1970 from Fotolia.com

A maioria das aves mais de estimação nos Estados Unidos é comprada como bebês alimentados à mão, que geralmente têm pouco ou até mesmo nenhum medo das pessoas, sequer agridem seres humanos. Se você, no entanto, comprar ou adotar um pássaro selvagem, ele provavelmente terá problemas de confiança ou de agressão primeiramente com pessoas. Antes de ter um pássaro, saiba que as aves precisam de atenção constante e seu instinto é morder e mastigar tudo. Domesticar uma ave selvagem leva tempo e paciência, mas é possível. O resultado é um pássaro inteligente, dedicado que pode ser manuseado e apreciado.

Ações a se tomar

Passo 1

Separe um tempo todos os dias para treinar. Pode ser a qualquer hora do dia ou da noite, mas reserve 30 minutos por dia, para se relacionar com seu animal de estimação. Atenha-se ao cronograma de treinamento diário.

Passo 2

Mantenha a gaiola onde há muita atividade de família. O pássaro deve se acostumar com os ruídos e cheiros da família. Passe a considerá-lo como uma parte da vida dele.

Passo 3

Corte as asas do seu pássaro. Em um pássaro selvagem, é geralmente sábio pedir a um profissional para cortá-las e mostrar como fazer isso. Cortar as asas de um pássaro não fere a ave. O pássaro ainda será capaz de pousar graciosamente, mas não será capaz de obter o "impulso" necessário para voar.

Passo 4

Faça com que seu pássaro se acostume com um poleiro de mão. Enquanto o pássaro estiver na gaiola ou no topo da sua gaiola, gentilmente cutuque o poleiro na barriga dele, abaixo das pernas. Ele deve empoleirar-se. Recompense o pássaro com uma guloseima.

Passo 5

Durante uma semana, tente não tocar na ave. Basta falar em tom calmo enquanto a ave estiver no poleiro. Quando estiver na hora do treinamento, coloque a ave de volta na gaiola e dê outra guloseima.

Passo 6

Após uma semana de treinamento no poleiro, tente mover o pássaro de um poleiro para outro. Para tanto, aproxime o outro poleiro pela parte inferior da barriga do pássaro. Sempre recompense o pássaro com um alimento.

Passo 7

Aos poucos, substitua o poleiro pelo seu dedo (se for um pequeno pássaro) ou mão (para um pássaro maior). Lembre-se de recompensar o pássaro com uma guloseima.

Passo 8

Gradualmente toque o pássaro na cabeça, por trás. Nesse momento a ave já deve estar acostumada com você e irá permitir algumas carícias. Não se aproxime do pássaro pela frente, pois isso poderá assustá-lo. Suavemente mova para a área da bochecha e toque suavemente. Recompense-a com uma guloseima.

Mais recentes

×