×
Loading ...

Como funciona um carro movido a ar

Fazer um carro movido a balão não é uma ciência complexa como a dos foguetes, mas, através dessa atividade, você pode aprender os princípios científicos que fazem um foguete funcionar. Um brinquedo desses é também uma forma simples de ilustrar a terceira lei de Newton para um projeto de ciências divertido.

Ilustre a ciência dos foguetes com um carro movido a balão (us rocket image by Daniel Gillies from Fotolia.com)

Teoria

As três leis de Newton para o movimento revolucionaram a maneira como a ciência explicava o movimento, de acordo com o site Questacon. Essas leis revolucionárias, desenvolvidas em 1665, quando o cientista tinha apenas 23 anos, descreviam como as forças que atuam sobre um objeto são responsáveis ​​por seu movimento. De acordo com a famosa terceira lei do movimento, "para cada ação há uma reação de mesma intensidade e sentido oposto". Um carro movido a balão ilustra esta lei.

Loading...

Equívoco

Mesmo que a terceira lei do movimento seja amplamente reconhecida e pareça simples, é surpreendentemente difícil de ser compreendida. Se você encostar em uma parede, pode facilmente imaginar que seu ombro está exercendo uma força sobre ela, empurrando-a. O que é mais difícil de imaginar é que a parede está empurrando seu ombro com uma quantidade igual de força. Isso é o que a terceira lei de Newton significa: se um objeto empurra um outro, esse último o empurra para trás em quantidade igual. O carro movido a balão transforma esse conceito difícil em uma fórmula mais fácil de entender.

Ciência do foguete

As leis do movimento de Newton lançaram as bases para a ciência dos foguetes. Um foguete nada mais é do que uma câmara cheia de gás pressurizado. O ar escapa do foguete através de uma pequena abertura, e a fuga do gás faz com que a pressão o impulsione. Um balão é, também, uma câmara cheia de gás pressurizado (ar). É por isso que, se você encher um balão e, em seguida, soltá-lo, ele voa pelo ambiente. É possível aproveitar esse efeito para alimentar o seu carro.

Projeto

Um projeto simples para um carro movido a balão utiliza uma bandeja de carne de isopor. Use uma régua e um compasso para desenhar um retângulo de cerca de 7,5 x 18 cm para o corpo do carro e quatro círculos de 7,5 cm de diâmetro para as rodas. Encha o balão algumas vezes para esticá-lo. Coloque a boca do balão vazio na ponta de um canudo flexível na extremidade mais próxima da curva e prenda firmemente a boca dele com fita adesiva. Em seguida, prenda o canudo no retângulo (corpo) de forma segura em dois lugares, de modo que um pouco da ponta sem balão fique para fora do limite do corpo e a outra ponta possa dobrar para cima. Coloque alfinetes através dos círculos e depois nas bordas do retângulo para fazer os eixos das rodas. Não as aperte muito, de modo que elas não possam rodar. Finalmente, encha o balão através do canudo e aperte a ponta para manter o ar no interior. Coloque o seu carro movido a balão sobre uma superfície lisa e solte-o.

Significado

Quando você solta a ponta do canudo, o ar sai do balão em uma direção enquanto o carro se move na direção oposta (para a frente). O balão e o ar agem para impulsionar o carro, ilustrando a terceira lei de Newton.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...