Como fazer um fungicida caseiro para o míldio em begônias

O míldio é um problema comum com as begônias e é fácil de identificar pelas manchas brancas a acinzentadas de aparência semelhante a uma teia de aranha crescendo nas folhas, caules ou flores. As begônias com míldio também podem ser vulneráveis a um fungo ainda mais perigoso que eventualmente poderá matar a planta. Se não tratadas, deixarão manchas marrons na planta, desfigurando-a e comprometendo a saúde de sua begônia. Tente usar um fungicida caseiro em vez de produtos químicos.

Step 1

Remova as folhas danificadas usando uma tesoura de poda afiada. Não remova mais do que a metade das folhas da begônia, se precisar. Se as hastes estiverem seriamente infectadas, remova-as também, mas corte somente de três a quatro hastes de toda a planta. Remover mais que isso causará danos à planta.

Step 2

Limpe qualquer míldio restante na planta, com um pano macio, antes de tratá-la. Se suas begônias estão em uma grande área no quintal, lave-as com uma mangueira para retirar o míldio.

Step 3

Misture duas colheres de sopa de óleo de neem a uma colher e meia de sabão líquido suave ou natural em quatro litros de água. De acordo com a Universidade de Agricultura e Recursos Naturais da Califórnia (University of California Agriculture and Natural Resources), o óleo de neem pode matar o míldio e proteger a planta contra futuras infecções. Muitos fungicidas vendidos possuem o óleo de neem como um ingrediente ativo. Coloque a mistura dentro de um borrifador e aplique na begônia infectada.

Receita alternativa de fungicida

Step 1

Misture o leite desnatado com a água na proporção de duas partes de leite diluído para quatro partes de água. Use somente leite desnatado para evitar qualquer odor desagradável do leite na planta. Os aminoácidos e sais são ingredientes importantes, mas a gordura não é necessária. A Universidade do Jardim Botânico de Washington ( The University of Washington Botanical Gardens ) diz que esse fungicida caseiro também poderá ser usado como uma medida preventiva contra o míldio na begônia.

Step 2

Borrife a mistura de leite uma vez por semana em toda a begônia infectada. Certifique-se de borrifar também do lado de baixo das folhas.

Step 3

Use essa mistura de leite pelo tempo necessário. Ela não prejudicará sua planta e é um dissuasivo natural para novas infestações de míldio.

eHow Brasil
×