Como se livrar das cochonilhas em pés de manjericão

••• healthy basil image by Rebecca Capell from Fotolia.com

Seja na plantado no beiral da janela da cozinha ou no solo em um canteiro de ervas, o manjericão é um deleite para aqueles que gostariam de cultivar e usar sua produção. A principal preocupação sobre ele, embora cresça com facilidade, são as pragas que atrai. As cochonilhas são umas das pragas mais comuns vistas ao cultivar o manjericão. Pertencentes a uma grande família de insetos, elas são criaturas de corpo mole encontradas debaixo das folhas e agrupadas nas raízes. Equipadas com ventosas afiadas, elas extraem nutrientes importantes das suas plantas, causando redução no crescimento, amarelecimento de folhas e bolor preto fuliginoso. Elas atraem outras pragas, como formigas, afídeos e moscas brancas. As cochonilhas são difíceis de exterminar, pois possuem uma barreira protetora não penetrável pelos inseticidas. Com bastante cautela, no entanto, é possível erradicá-las de uma forma atóxica e não agressiva ao meio ambiente.

Método com álcool isopropílico

Passo 1

Observe cuidadosamente o pé de manjericão para encontrar partes infestadas. As cochonilhas são cobertas por uma substância branca, macia e semelhante à cera.

Passo 2

Encharque a bola de algodão com o álcool e limpe a parte infestada.

Passo 3

Verifique a planta no dia seguinte para ver se as cochonilhas permaneceram. Repita o procedimento se necessário. Lave as folhas da planta com água após a segunda aplicação do álcool para evitar a desidratação.

Passo 4

Repita esse procedimento a cada duas semanas até que todas as cochonilhas desapareçam.

Spray caseiro de óleo

Passo 1

Acrescente duas colheres de sopa de óleo de cozinha a 3,7 L de água. O óleo funciona de duas formas na receita: ajuda a solução a afixar no manjericão, bem como sufoca as cochonilhas.

Passo 2

Acrescente duas colheres de xampu para bebê à mistura. O sabão líquido tem sido experimentado pelos jardineiros por gerações e funcionou realmente na eliminação de insetos. Como o xampu para bebê não tem detergente, ele é suave o suficiente com a maioria das espécies de plantas.

Passo 3

Acrescente álcool à solução, cubra e chacoalhe bem. O álcool acrescentado ajuda a penetração no corpo do inseto.

Passo 4

Despeje a solução em uma garrafa de spray. Armazene o excesso em um local seco e fresco.

Passo 5

Pulverize os locais infestados com o spray de óleo e molhe os dois lados das folhas também. Enxágue a planta para remover o excesso após terminar.

Passo 6

Repita o procedimento a cada cinco a sete dias.

Mais recentes

×