Como fazer furos em vasos de cerâmica

••• Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images

Há essencialmente duas classes de vasos de cerâmica para plantas, os vidrados e os não vidrados. A maioria das pessoas conhece mais a segunda versão, os vasos tradicionais de terracota vermelha usados para plantar gerânios e heras inglesas. Além deles, existem os vasos vidrados (essencialmente iguais, mas com um revestimento fino de vidro). Ambas versões podem ser furadas, mas as brocas necessárias diferem.

Passo 1

Marque a posição do furo ou dos furos que você quer fazer no vaso, vidrado ou não, com um lápis ou marcador.

Passo 2

Faça furos em um vaso de cerâmica não vidrado usando uma broca de alvenaria de carboneto. Existem vários tamanhos. Coloque a broca na furadeira manual elétrica, leve a ponta para a marca a lápis e ligue o aparelho. Não faça muita pressão nem tente forçar a broca a atravessar rápido a cerâmica vitrificada. Trabalhe de forma lenta e uniforme até que a broca entre e saia do material.

Passo 3

Faça furos em um vaso de cerâmica vidrado, usando uma broca especial para trabalhar em vidro e azulejos. A broca possui uma forma pontuda, como uma espada. Tome um pedaço de massa de vidraceiro e esquente-a na mão. Em seguida, enrole-a em forma de bobina. Faça um círculo com ela e coloque-a na marca do vaso. Sele a massa na superfície do vaso, por dentro e por fora, para criar um guia. Coloque um pouco de fita adesiva no lado interior da massa para evitar que a broca escorregue. Despeje um pouco de óleo para ferramenta de ar quente (o usado em motores de carros) dentro do lado interior da massa. Coloque a ponta da broca sobre a fita adesiva e comece a furar. Trabalhe de forma firme, até atravessar a parede do vaso.

Mais recentes

×