Como consertar um buraco em uma porta de madeira

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

As portas de madeira são propensas a buracos, arranhões, furos e qualquer outro defeito de superfície -- os quais são facilmente corrigidos. Os buracos em portas de madeira podem variar em tamanho e podem ter várias causas; no entanto, o método utilizado para corrigir furos e arranhões é o mesmo para todas as situações.

Passo 1

Retire a porta do seu lugar e coloque-a deitada sobre um par de cavaletes com o lado danificado voltado para cima.

Passo 2

Remova a tinta e outros acabamentos da madeira, sujeira, detritos e outros materiais estranhos que possam estar presentes dentro ou ao redor do buraco. Isso pode ser feito com uma chave de fenda ou formão para madeira, ou perfurando o buraco para expor a madeira. Expor a madeira permite que o enchimento seja aderido ao orifício de forma mais eficaz.

Passo 3

Abra uma lata de massa para enchimento de madeira e tire uma pequena quantidade de cada vez com a betumadeira. Espalhe o enchimento de madeira em cima do buraco e pressione-o no lugar para encher completamente o vazio. Raspe a massa com a betumadeira para que ela fique nivelada com a madeira. Deixe o enchimento secar. Se a massa encolher ou formar uma depressão depois da secagem, passe uma nova camada e deixe secar mais uma vez.

Passo 4

Passe uma lixadeira elétrica sobre a massa de enchimento para que a camada fique lisa, sem emendas entre a massa e a madeira ao redor. Remova qualquer poeira com uma flanela.

Passo 5

Aplique uma camada de primer sobre a área reparada e permita que ela seque. Em seguida, adicione duas camadas de tinta à área reparada e deixe secar bem.

Passo 6

Se a porta for envernizada, aplique verniz para madeira no local e deixe-o sentar sobre a superfície da madeira por alguns minutos. Limpe o excesso com um pano seco. Deixe o verniz secar de acordo com as instruções da embalagem. Em seguida, use uma escova de espuma para aplicar de duas a três camadas de poliuretano sobre a superfície reparada e deixe o produto secar.

Passo 7

Coloque a porta de volta no lugar.

Mais recentes

×