Como fazer massa de madeira ou enchimento de madeira

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Um marceneiro muitas vezes precisa preencher um buraco, ou consertar um arranhão, enquanto trabalhava em um projeto. Um enchimento de madeira comprado em lojas raramente coincide com a cor, tom ou veios da madeira que você precisa para preencher. Massa de preenchimento caseira, por outro lado, pode ser feita para combinar com o tipo de madeira que você está trabalhando, para esconder as falhas de forma eficaz.

Step 1

Junte a serragem de madeira que você criou ao serrar e lixar o seu projeto. Peneire o material e remova quaisquer pedaços grandes de madeira.

Step 2

Colha um punhado de serragem fina sobre o pedaço de papelão.

Step 3

Misture cerca de 3 partes de cola para 1 parte de serragem. Use o palito de sorvete ou tarugo para combinar a cola e o pó completamente.

Step 4

Amasse a mistura com os dedos até que ela fique com uma textura pegajosa, como argila. Neste ponto, a massa não deve estar nem escorrendo, nem dura.

Step 5

Coloque a massa de madeira na falha que você deseja reparar, com o dedo ou com uma espátula. A massa deve se fixar à cola sem esforço. Se a massa estiver muito seca, pingue um pouco de cola e espalhe na massa e na madeira. Se a massa estiver muito molhada, polvilhe um pouco mais de serragem sobre ela.

Step 6

Passe uma espátula pela superfície do reparo de modo que ela fique lisa e nivelada. Retire o máximo de material excedente possível para que você não tenha muito o que lixar depois.

Step 7

Depois que a massa secar, com leveza e delicadeza, use uma lixa de acabamento de sua escolha. Finalize a peça com verniz, pintura ou revestimento transparente.

×