×
Loading ...

Como garantir que a baia de um cavalo seja bem drenada

Seu cavalo precisa de uma baia seca por várias razões: cascos molhados podem provocar doenças; um solo saturado não suporta muito peso; a umidade retida resulta em podridão, que pode causar problemas respiratórios e dermatológicos. Entretanto, o uso de forragem sobre um local úmido para tornar a superfície seca só acrescenta mais sujeira para ser removida. A solução óbvia seria uma superfície rígida inclinada e uma vala, mas um declive acentuado não é adequado às necessidades do cavalo. Um solo desnivelado pode causar problemas nas costas e nas pernas do animal, embora uma ligeira inclinação (de 1,5% a 2%) seja aceitável. O concreto é caro, pode danificar os cascos e as articulações e absorve o ácido úrico, já madeira retém a umidade e o mofo; os dejetos sólidos não são bem drenados em superfícies rígidas e compactadas. Os estrados de borracha podem ser instalados em qualquer superfície rígida como o concreto, a madeira ou o asfalto para aumentar a drenagem e o conforto do cavalo. Para os estábulos com piso de terra batida, uma combinação de drenagem francesa e estrados será mais eficaz. A drenagem francesa drena a umidade rapidamente por meio de uma superfície nivelada e compactada; o mecanismo envolve uma trincheira cheia de rochas que canaliza a umidade para outra área. O ideal é que a baia tenha um piso a 30 cm acima do nível do chão do lado de fora do estábulo.

Instruções

Cavalos em uma baia (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)
  1. Cave o chão da baia até 20 a 45 cm de profundidade. A instalação de rochas no local inteiro proporciona mais espaço horizontal para a drenagem de água e urina, mas um ou dois canais nas paredes da baia devem bastar. Se você pretende cavar um único canal de drenagem, a declividade do piso não deve ser maior do que 2,5 cm a cada 1,5 m na direção do canal.

    Loading...
  2. Encha o canal com uma camada de 5 cm de areia ou pó de pedra.

  3. Adicione uma camada espessa de cascalho médio, de pelo menos 10 a 12,5 cm. Ela deve ser bem compactada e ficar ao nível original da superfície.

  4. Cubra as camadas com um estrado de borracha vulcanizada ou de resina de polietileno de boa qualidade. Assim, a baia ficará bem drenada.

Loading...

Dicas

  • A areia e o solo podem se deslocar sob o estrado e causar tensão desigual sobre o material, o que resulta em ruptura. O cascalho deve ser bem compactado. A pedra compactada é uma superfície permeável, logo, um estrado plano não reterá a umidade, o que poderia ser um problema em uma superfície impermeável como o concreto. Para as baias de concreto, escolha estrados com ranhuras.

Aviso

  • Se você usar o calcário como material, lembre-se que ele pode ressecar os cascos do cavalo.

O que você precisa

  • Cascalho médio
  • Compactador
  • Estrados para baias

Recursos

Loading ...
Loading ...