Como vedar um tanque de maneira natural

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Um tanque de água bem construído é um item valioso para um fazendeiro ou um proprietário rural suburbano. Ele fornece água para o gado, oportunidade para a pesca, controle de erosão do solo, proteção contra incêndios e um belo local para canoagem, natação ou para relaxar. Os tanques tipicamente contêm uma variedade de tipos de solo e são propensos à perda de água devido à infiltração. Há três métodos naturais de selar seu tanque para evitar que a água seja absorvida pelo solo. O que você irá escolher dependerá da disponibilidade de terra.

Step 1

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Misture a água com a argila no fundo da área do tanque. Esmague o local com o disco, então passe o trator por cima de todo o tanque até que o solo esteja bem compactado. Junte água com a terra sobressalente cavada do fundo da área do tanque e espalhe em várias camadas de 15 cm, compactando cada camada com os pneus do trator. Mantenha a vedação úmida até que a água da chuva encha o tanque.

Step 2

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Em alternância, misture a bentonita sódica e argila natural com terra porosa. A bentonita incha várias vezes o seu tamanho quando é molhada, criando uma vedação impermeável e que não afeta a água ou a vida selvagem. Aplique uma camada da mistura de forma homogênea em toda a base do tanque, incluindo as laterais, utilizando o distribuidor de adubo. A água da chuva irá inchar a mistura e fará uma vedação à prova d'água.

Step 3

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Cerque animais como cabras, vacas ou porcos no local do tanque se você não tem uma base em argila ou acesso à bentonita. Os cascos dos animais irão compactar suas próprias fezes no solo depois de várias semanas, vedando-o efetivamente. O processo é chamado de "gleisolagem" ou "colagem", e tem sido utilizado por fazendeiros há séculos.

×