Como os golfinhos amamentam?

Apesar se parecerem com peixes, os golfinhos são mamíferos que dão à luz a filhotes completamente formados

David A. Claerr

Os golfinhos são criaturas fascinantes e inteligentes que estão bem adaptados à vida nos mares. Apesar possuírem aparência semelhante à dos peixes, eles são na realidade mamíferos que dão à luz a filhotes completamente formados, que eles amamentam com o leite de glândulas mamárias do golfinho fêmea. Mas como pode um bebê golfinho mamar debaixo d'água, uma vez que ele não tem lábios flexíveis, como a maioria dos mamíferos que vivem na terra? Como é que o leite de golfinho não se dilui pela água salgada?

Como os golfinhos amamentam?

Como o filhote mama

Um golfinho fêmea dá à luz só depois de o bebê ter se desenvolvido no útero por um ano inteiro. Logo após o filhote nascer em águas abertas, ele é levado por sua mãe à superfície para respirar. Depois de descansar um pouco, o pequeno golfinho, guiado pelo instinto, procura um dos dois mamilos que estão escondidos dentro de fendas na barriga da mãe. Quando o golfinho é pequeno, a mãe vira de lado para facilitar que ele mame perto da superfície da água. O filhote esfrega o focinho na fenda e sente o mamilo com sua língua.

O processo de amamentação

Quando encontra o mamilo de sua mãe, o bebê golfinho encaixa sua língua ao redor do mamilo e empurra-o contra o céu da boca, formando uma vedação e, em seguida, pressiona o bico para a frente. A mãe então responde contraindo os músculos ao redor das glândulas mamárias que esguicham o leite grosso e rico em calorias em longos jatos na boca do filhote. A amamentação dura, então, vários segundos de cada vez e, durante as primeiras semanas de vida do filhote, ocorre cerca de quatro vezes por hora. Os golfinhos crescem muito rapidamente com o leite, o qual tem mais cálcio e nutrientes do que tanto o leite de vaca como o leite humano.

O período de amamentação

Conforme o golfinho cresce, ele mama nadando debaixo da mãe e se aproxima em um ângulo enquanto ambos nadam lentamente para a frente. O filhote geralmente continua mamando nos primeiros um ou dois anos de sua vida, mesmo depois de começar a comer peixe. (Golfinhos comem o peixe por inteiro após pegá-los com seus dentes em forma de cavilhas, engolindo-os pela cabeça). Alguns golfinhos mamam por períodos ainda mais longos, e a mãe golfinho irá continuar amamentando o jovem filhote até que ela fique grávida novamente . As mães são muito carinhosas e atentas aos seus filhotes, deixando-os apenas brevemente para procurar por peixes, e mantendo-se em contato com os filhotes por meio da ecolocalização e da linguagem de cliques e assobios.

eHow Brasil
×