Como gerar um gráfico de quadrantes

••• David De Lossy/Photodisc/Getty Images

Um gráfico de quadrantes posiciona o eixo horizontal "X" e o eixo vertical "Y" no centro do gráfico. Esse posicionamento divide o gráfico em quatro quadrantes, nos quais os valores negativos e positivos dos dados são traçados. A maioria dos programas de planilhas como o Microsoft Excel, o OpenOffice Calc e o LibreOffice Calc criam gráficos de quadrantes usando a Dispersão na seleção de gráficos. Mudar os valores mínimos e máximos para cada eixo no gráfico de dispersão produz quadrantes uniformes para os dados traçados.

Microsoft Excel

Passo 1

Insira os dados do eixo X na coluna A. Insira os dados correspondentes ao eixo Y na coluna B. Como exemplo, você pode colocar X e Y como coordenadas geométricas nas colunas A e B.

Passo 2

Clique e arraste o mouse para realçar todos os dados que você inseriu.

Passo 3

Clique na aba "Inserir". Clique em "Dispersão" do grupo de gráficos e escolha a primeira opção "dispersão somente com marcadores".

Passo 4

Clique na aba "Layout". Clique em "Eixos" no grupo Eixos, aponte para "Eixo Horizontal Principal" e selecione "Mais Opções de Eixo Horizontal Principal".

Passo 5

Selecione "Fixo" nas opções Mínimo e Máximo na aba de opções de Eixo. Insira os valores negativos e positivos equivalentes em cada campo. Certifique-se de que o seu alcance é grande o suficiente para acomodar cada ponto dos dados. Por exemplo, se o valor do dado mais baixo fosse menos 10 e o mais alto 10, você poderia colocar "-10" e "10" como os valores mínimo e máximo. Por padrão, os rótulos do eixo aparecem próximos ao mesmo. Para colocar os rótulos na parte mais baixa do gráfico, selecione "Inferior" no menu suspenso "Rótulos dos eixos".

Passo 6

Clique em "Cor da Linha" no painel à esquerda. Clique em "Linha Sólida" no painel da esquerda. Selecione a sua cor preferida, como preto sólido, no menu suspenso de cores. Fazendo isso, o eixo do meio fica mais reconhecível. Clique em "Fechar".

Passo 7

Clique em "Eixos" novamente. Aponte para "Eixo Vertical Principal" e selecione "Mais Opções de Eixo Vertical Principal".

Passo 8

Insira os valores mínimo e máximo que você pôs anteriormente no eixo horizontal. No exemplo, você colocaria "-10" and "10" para os valores mínimo e máximo. Selecione "Inferior" no menu de rótulos do eixo, para mover os rótulos para a esquerda.

Passo 9

Clique em "Cor da Linha" no painel da esquerda. Clique em "Linha sólida" e selecione a mesma cor que escolheu anteriormente. Clique em "Fechar" para completar o seu gráfico de quadrantes.

OpenOffice Calc e LibreOffice Calc

Passo 1

Clique e arraste o mouse para realçar os dados do eixo X e do eixo Y.

Passo 2

Clique em "Inserir" no menu no topo e selecione "Gráfico".

Passo 3

Clique em "XY (Dispersão)" da seção "Escolha um tipo de gráfico". A opção "Somente pontos" já está selecionada por padrão. Clique em "Concluir".

Passo 4

Clique em "Formatar", "Eixo" e "Eixo X". Clique na aba "Escala". Desmarque "Automático" das opções de Mínimo e Máximo. Insira os valores mínimo e máximo dos intervalos para o gráfico de quadrantes.

Passo 5

Clique na aba "Linha". Clique em "Cor" no menu suspenso e escolha a cor proeminente, como o preto, para a linha central.

Passo 6

Clique na aba "Posicionamento". Clique no menu suspenso "Colocar rótulos" e selecione "Iniciar de fora". Fazendo assim os rótulos do eixo são colocados na parte de baixo do gráfico. Clique em "OK".

Passo 7

Clique em "Formatar", "Eixo" e "Eixo Y". Insira os valores do intervalo minimo e máximo, a cor da linha e a posição do rótulo, exatamente como você fez para o eixo X. Clique em "OK" para completar o seu gráfico de quadrantes.

Mais recentes

×