Como gravar letras em madeira

••• freerangestock

Gravar letras em madeira pode ser feito mesmo se você não souber como gravar à mão. Use um kit de pirografia com várias pontas e um estêncil ou molde. Isto vai criar qualquer placa gravada que pode parecer profissional. Kits de pirografia e suas pontas, instruções e moldes podem ser encontrados na maior parte das lojas de artesanato em várias faixas de preço.

Passo 1

Limpe a superfície da madeira com um pano seco para remover qualquer sujeira e/ou resíduos. Umedeça o pano com água apenas para remover qualquer sujeira mais profunda. Encaixe no pirógrafo a ponta que corresponde ao tipo de letras usadas. Por exemplo, se você for usar uma letra cursiva, use uma ferramenta de caligrafia; se for usar letras de forma, use uma ponta universal. Deixe o pirógrafo aquecer.

Passo 2

Pratique sua escrita num pedaço extra de madeira com o pirógrafo aquecido para pegar o jeito da ferramenta e da ponta que você estiver usando. Isto vai evitar qualquer erro na peça principal. Depois de treinar, deixe o pedaço de madeira para praticar ao lado da madeira principal para usar, conforme necessário durante o trabalho.

Passo 3

Corte as letras de que precisar do conjunto de estêncis e coloque-as sobre o pedaço de madeira, na ordem e posição corretas.

Passo 4

Cole as letras na madeira com pedaços pequenos de fita crepe. Deixe a borda dos estêncis livre de fita tanto quanto for possível, para poder contornar as letras. Trace o contorno do estêncil com um lápis, copiando-o para a madeira. Retire os pedaços de fita crepe que estão cobrindo a borda e continue contornando-a. Depois, coloque a fita de volta. Remova os estêncis da madeira quando o contorno estiver completo. Agora você terá letras traçadas com lápis sobre a madeira.

Passo 5

Comece no canto de uma letra e queime a madeira com o pirógrafo quente no contorno das letras. Tome cuidado para manter-se dentro das linhas para obter um visual mais nítido. Vá devagar para dar uma aparência mais uniforme às letras.

Passo 6

Continue queimando a parte de dentro das letras, se desejar, ou deixe só o contorno, dependendo do tamanho das letras. Neste ponto, se quiser, use as outras pontas do kit para fazer um sombreado no fundo.

Mais recentes

×