Como saber se está gravida mesmo amamentando
George Doyle/Stockbyte/Getty Images
Apesar de amamentar atuar como uma forma de controle de natalidade em algumas mulheres, ainda é possível engravidar durante esse período. Algumas mulheres se tornam férteis logo após o parto e podem engravidar na primeira vez que ovularem. Além dos sinais comuns da gravidez, existem sintomas específicos nas mulheres que estão amamentando.
Como saber se você está grávida mesmo amamentando
Step 1
Observe se você possui quaisquer sinais comuns à gravidez, como náuseas, aumento da sensibilidade olfatória, cãibras ou fadiga.
Step 2
Observe se você apresentar dores nos mamilos. Embora sejam normalmente doloridos durante a amamentação, podem ser ainda mais dolorosos e sensíveis, se você engravidar. Você também pode perceber que seus seios ficaram subitamente inchados e que a amamentação está mais dolorosa do que o habitual devido às alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez.
Step 3
Observe se houveram alterações em seu leite. Os hormônios produzidos durante a gravidez podem causar uma redução na oferta, podendo iniciar em apenas duas semanas de gestação. Também pode perceber que o bebê torna-se menos interessado no leite, pois os hormônios da gravidez podem causar alterações na textura e no sabor.
Step 4
Observe se falhar uma menstruação durante a amamentação. Muitas mães que amamentam apresentam amenorreia durante esse período, mas nas mães cujos sangramentos voltaram, poderão notar que perderam uma menstruação se ficarem grávidas.
Step 5
Faça um teste de gravidez se suspeitar que está grávida. Agende uma consulta com seu médico para se certificar e para começar o pré-natal.
- É seguro continuar a amamentar seu bebê se você engravidar. Consulte seu médico sobre a melhor maneira de fazê-lo.
- Seu bebê pode rejeitar espontaneamente a amamentação se você engravidar, e a composição de seu leite se altera. Converse com seu pediatra para aprender a desmamar seu bebê de forma segura.
- Não negligencie sua própria saúde e suas necessidades nutricionais caso esteja grávida e amamentando. Fornecer nutrientes para o bebê que está amamentando e o que está por vir requer que você faça de sua própria saúde uma prioridade.
- George Doyle/Stockbyte/Getty Images