Como usar graxa em corrediças de gavetas

••• Chest with drawers on a white background image by Dmitry Nikolaev from Fotolia.com

Pó, umidade, defeitos no mecanismo de deslizamento ou a própria gaveta podem fazer com que ela trave e fique difícil de abrir e fechar. Você pode cuidar disso, sendo a corrediça de plástico, metal ou madeira. Uma pequena quantidade de graxa lubrificante aplicada corretamente, pode fazer a gaveta deslizar mais facilmente. Outras substâncias também podem ajudar a resolver o problema.

Passo 1

Remova a gaveta completamente ou puxe-a até o final se não for fácil ou possível removê-la.

Passo 2

Umedeça um pano limpo e livre de fiapos com água. Passe-o nas corrediças para tirar o pó. Para sujeiras mais resistentes, aplique um pouco de detergente em um pano umedecido com água morna e limpe a corrediça. Retire o detergente com outro pano limpo.

Passo 3

Limpe as corrediças com um pano seco. Deixe-as expostas por alguns minutos para secar. A graxa lubrificante funciona melhor em superfícies limpas e secas.

Passo 4

Coloque uma camada de graxa branca em spray nas corrediças de metal e plástico. Aponte o bico para a corrediça, mantendo a lata de três a cinco cm de distância. Passe o produto por toda a extensão da corrediça.

Passo 5

Passe parafina ou sabão em pedra em corrediças de madeira. Aplique a cera ou sabão tanto na corrediça quanto nas bordas inferiores da gaveta.

Passo 6

Abra e feche a gaveta diversas vezes para espalhar o lubrificante. Reaplique a graxa, a parafina ou o sabão sempre que a gaveta voltar a travar.

Mais recentes

×