×
Loading ...

Qual é o habitat das Pseudomonas?

As bactérias são um dos vetores mais comuns de doenças humanas, animais e vegetais. Pseudomonas é o nome de um gênero de bactérias causadoras de doenças. Existem mais de 100 espécies de bactérias nesse gênero, algumas das quais causam doenças, tais como pneumonia e síndrome do choque tóxico. As Pseudomonas podem sobreviver em uma variedade de habitats.

O solo é apenas um dos possíveis habitats das bactérias Pseudomonas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Mais sobre Pseudomonas

O gênero Pseudomonas é constituído por bactérias gram-negativas, em forma de bastonete, aeróbias e com flagelos polares. Bactérias gram-negativas não retêm o corante violeta que os cientistas usam para identificar organismos microscópicos em um processo chamado coloração de Gram. Essas bactérias são quase sempre patogênicas, ou seja, causam doenças em outros organismos. Elas também são aeróbias, o que significa que necessitam de oxigênio para sobreviver. A presença de flagelos polares significa que têm um ou mais flagelos (estrutura que utilizam para a mobilidade) em cada extremidade do bastonete. Há sete grupos de espécies no gênero Pseudomonas: P. aeruginosa, P. chlororaphis, P. fluorescens, P. pertucinogena, P. putida, P. stutzeri e P. syringae. Há também várias espécies não agrupadas. O nome Pseudomonas significa "falsa unidade" em latim.

Loading...

Habitats possíveis

As Pseudomonas podem sobreviver em praticamente qualquer local em que haja quantidade suficiente de oxigênio e uma fonte de alimento. Áreas onde prosperam incluem solo, água, superfície da pele de animais, plantas e em muitas estruturas feitas pelo homem. As bactérias do gênero têm paredes celulares resistentes e duráveis ​​que evitam elementos que são prejudiciais, como a penicilina, e que as células brancas do sangue as destruam. É por isso que muitas espécies de Pseudomonas são tão eficientes em causar doença.

Outras informações de habitat

Como as Pseudomonas são bactérias aeróbias, elas não sobrevivem em áreas com pouco ou nenhum oxigênio. A maioria das espécies também não suporta calor muito elevado, apesar de serem bastante resistentes a temperaturas frias. Elas vivem no ar e realmente desempenham um papel importante na formação de nuvens. As Pseudomonas formam colônias em plantas, em seguida, são arrastadas por uma rajada de vento para a atmosfera. Uma vez lá, o vapor de água se condensa em torno delas e forma gotículas que, por sua vez, formam as nuvens.

Doenças causadas por Pseudomonas

As Pseudomonas são classificadas como patógenos oportunistas, o que significa que vão viver, mas não causar doença em um hospedeiro até que o sistema imune do hospedeiro fique fraco e a oportunidade para a infecção surja. Uma vez que as bactérias entram no corpo, elas se multiplicam rapidamente e infectam o hospedeiro. As infecções, especialmente aquelas causadas por Pseudomonas aeruginosa, podem levar à inflamação de órgãos e morte de células (então tecido). Além disso, muitas estirpes são resistentes a antibióticos, pois elas formam biofilmes, que impedem que o antibiótico entre nas células bacterianas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...