Como saber quando seu hamster está tendo filhotes

••• BananaStock/BananaStock/Getty Images

Se você suspeita que sua hamster de estimação possa estar prenha, existem várias maneiras de ter certeza. Observar o comportamento e a aparência dela é o melhor método para determinar se ela está esperando filhotes ou não. Hamsters se reproduzem rápido e geralmente dão a luz após um mês de gestação, então descobrir se ela está prenha o mais rápido possível é importante. Quando tiver certeza da gestação, é seu trabalho, como dono, ajudá-la a se preparar para os novos filhotes.

Passo 1

Procure pelos sinais óbvios de gestação. Determine se ela teve algum contato direto com um hamster macho e procure pelos comportamentos comuns da gestação, como a formação de um ninho. As hamsters prenhas são mais ativas nessas atividades e preparam a área onde dormem para os filhotes, adicionando mais materiais, como lascas de cedro, a elas.

Passo 2

Procure por uma mudança nos comportamentos alimentares da sua hamster. A maioria delas começa a beber muito mais água quando está prenha. Elas também começam a comer mais do que o normal e guardam parte do alimento embaixo da área do ninho.

Passo 3

Procure pelos sinais de ganho de peso. Algumas hamsters ganham peso logo no começo da gestação, enquanto outras só mostram um aumento no tamanho uma semana antes de dar a luz. Durante essa última semana de gestação, você deve ver um aumento rápido no tamanho do animal, que é um indicador importante da chegada de novos hamsters.

Passo 4

Procure por comportamentos incomuns em seus hamsters e veja como ela interage com os outros animais na gaiola. Se estiver brigando com os outros, protegendo seu ninho ou mostrando sinais de relutância ao toque humano, ela pode estar prenha. A maioria das fêmeas apresenta esses comportamentos antes de dar a luz.

Passo 5

Preste atenção nos mamilos da hamster. Cerca de uma semana antes do parto, os mamilos da fêmea começam a se projetar em seu abdômen e são claramente visíveis.

Mais recentes

×