O que esperar da gravidez de um dachshund?
George Doyle/Stockbyte/Getty Images
Os dachshunds são populares por seus corpos longos, suas pernas curtas e suas disposições leais. Uma fêmea grávida precisa de cuidados extras durante o seu período de gestação de 63 a 65 dias, para ter um ambiente de crescimento ideal para produzir filhotes saudáveis. Com a atenção e o cuidado veterinário apropriados, a maioria das dachshunds passa pela gravidez com poucas complicações.
Sinais de gravidez
Alguns dias após do acasalamento, as dachshunds podem começar a demonstrar sinais de gravidez. O primeiro sinal perceptível no exterior são mamilos dilatados. A fêmea grávida pode também começar a comer mais, mas raramente ocorre aumento de peso durante o início da gravidez. Mesmo com esses sinais iniciais, os criadores e os donos de dachshunds devem levar sua cadela ao veterinário para diagnosticar a gravidez oficialmente. As dachshunds de vez em quando passam por uma falsa gravidez, fazendo com que a cadela exiba glândulas mamárias inchadas, aumento de peso e, às vezes, até mesmo enjoo matinal. Os veterinários podem diagnosticar a gravidez definitivamente por meio de um exame de sangue.
Metade da gravidez
Cerca de um mês após o acasalamento, a cadela terá um corrimento vaginal incolor que só ocorre durante a gravidez. Após aproximadamente seis semanas, as exigências nutricionais aumentarão. Os donos devem dar às dachshunds grávidas cerca de 50% a mais de comida do que antes da concepção. Elas precisam de comida de qualidade que seja rica em proteína. Durante a metade da gravidez, o abdômen da cadela pode crescer, mas é provável que haja muito pouco aumento de peso. Somente dachshunds carregando uma ninhada grande ganharão peso cedo.
Os últimos dias da gravidez
Durante a última semana da gravidez, a maior parte dos dachshunds começam a ganhar peso rapidamente. Suas barrigas inchadas podem fazer com que fiquem menos ativos. Os dachshunds que carregam uma ninhada grande podem dar à luz seus filhotes mais cedo do que o período de gestação normal. O veterinário pode marcar um raio X aos 60 dias para determinar a quantidade de fetos que o animal está carregando. Os donos devem vigiar suas cadelas durante a última semana da gravidez para ficar atentos aos sinais iminentes do trabalho de parto. As dachshunds demonstram um interesse reduzido pela comida cerca de 24 horas antes de parir. A falta de apetite sinaliza ao dono para se preparar para o parto.
Parto
Alguns criadores e donos verificam a temperatura de seu dachshund para monitorar o início do parto. Muitos, porém não todos, dachshunds vivenciam uma queda de temperatura de quase 1 ºC, da temperatura normal de 38,3 ºC a 39,1 ºC algumas horas antes de o parto começar. A dachshund terá algumas contrações e poderá lamber sua vulva repetidamente durante as horas antes do parto. Os donos também podem observar a bolsa amniótica cinza na qual os filhotes estão, conforme esta aparece na vulva. A cadela pode morder a bolsa para tentar estourá-la. Depois que a bolsa estoura, o parto geralmente ocorre dentro de uma hora. O primeiro filhote é o mais difícil de dar à luz e pode fazer com que a cadela gema e faça força para expeli-lo. Os donos devem ligar para seu veterinário a cada 15 minutos para informá-lo sobre o progresso da mãe e dos filhotes.
Mais Artigos
Por que meus filhotes de cachorro estão morrendo?→
Como estimar o número de filhotes que sua cadela terá→
Sinais de uma calopsita botando um ovo→
Quanto tempo depois do rompimento da bolsa amniótica da gata ela tem os filhotes?→
Como saber quando seu hamster está tendo filhotes→
Estágios de desenvolvimento do filhote de cachorro durante a gravidez→
Referências
Sobre o Autor
Jennie Dalcour began writing Internet content in 2009. She has worked several years in the telecommunications industry and in sales and marketing. She has spent many years teaching young children and has spent over four years writing curriculum for churches. She is now pursuing a Masters of Arts in clinical psychology at Regent University and has ample experience with special needs children.
Créditos Fotográficos
George Doyle/Stockbyte/Getty Images