História de jarras e potes de barro
Kevin Forest/Photodisc/Getty Images
As jarras e potes de barro são quase tão antigos quanto a própria humanidade. Aqui está um breve resumo da história dos vasos de barro.
Antigo Oriente
Na Crescente Fértil do Oriente Médio, culturas antigas usavam o barro para fazer blocos para escrita, construir casas e criar vasos para guardar óleo para lamparinas, cerveja e alimentos.
China
Os chineses faziam jarras e potes de barro desde 100 a.C. A cerâmica chinesa é feita de caulinita, feldspato e quartzo. Os vasos mais bonitos e decorados foram feitos no final de 1300, durante a Dinastia Ming.
Porcelana
A porcelana foi desenvolvida pelos chineses por volta do ano 100. Ela é feita de caulinita e, às vezes, cinzas de ossos.
Idade Média
Na Europa, durante a Idade Média, a maioria das cerâmicas era feita de barro. Essas jarras e potes eram usados para guardar alimentos e bebidas, e, normalmente, tinham aparências simples.
Culturas nativas da América do Norte
As civilizações Moche, Olmeca, Maia, Inca e Azteca, da América Central e do Sul, também criaram vasos de barro. Alguns deles são bastante decorados, de modo que se parecem mais com esculturas do que com vasos.
Porcelana europeia
No início de 1700, os europeus aprenderam a fazer porcelana usando carro de Colditz, alabastro e quartzo. Elas eram usadas para fazer vasos para armazenar alimentos e bebidas, servindo também como itens de decoração, tais como candelabros e relógios.
Sobre o Autor
Tucker Cummings is a freelance writer based in New England. She holds two Bachelor of Arts degrees from the University of New Hampshire and is a member of the Association of Professional Business Writers. Cummings is also a food writer and curates the blog, Brave New Breakfast.
Créditos Fotográficos
Kevin Forest/Photodisc/Getty Images