Como os homens negros podem se livrar de manchas escuras causadas pelo barbear

••• Digital Vision./Valueline/Getty Images

As manchas escuras decorrentes do barbear podem afetar a sua autoestima. Como os homens negros possuem fios grossos que enrolam, eles são mais propensos a sofrerem com pelos encravados que, junto com cortes sofridos fazendo a barba, podem resultar em manchas escuras, também conhecidas como hiperpigmentação. Quando for causada pelo barbear, a descoloração desaparece ao longo do tempo, podendo reaparecer, se você não usar os produtos adequados. Tratar a descoloração e ajustar a sua técnica de se barbear pode eliminar as manchas escuras.

Passo 1

Use um produto de lavagem ou esfoliação pré-barba para limpar sua pele. Procure usar produtos feitos especialmente para a pele negra ou oleosa. Aplique o creme de limpeza pré-barba enquanto toma um banho quente. O vapor do chuveiro ajuda a abrir os poros faciais e faz com que os pelos arrepiem, enquanto o agente de limpeza remove o excesso de óleo e as células mortas da pele, e suaviza os pelos.

Passo 2

Aplique um creme de barbear hidratante no rosto. Evite os que são à base de álcool, pois eles ressecam a pele e pioram as irritações. Massageie o creme, dentre e sobre seus pelos, com os dedos, ou utilize um pincel de barbear, para distribuir o creme de maneira uniforme. Espere de três a cinco minutos, para que o produto possa suavizar os fios.

Passo 3

Raspe a pele com uma lâmina de barbear nova e afiada na direção do crescimento dos pelos. Evite ir na direção contrária, pois isso pode encravá-los. Se você reutilizar uma lâmina, desinfete-a com álcool. Diminua a quantidade de vezes que você se barbeia na mesma área, pois isso geralmente causa irritação. Evite raspar sobre caroços, pelos encravados e manchas na pele, pois isso pode gerar hemorragia, inflamação e criar mais manchas escuras.

Passo 4

Aplique uma loção hidratante pós-barba refrescante em seu rosto. Evite produtos com álcool. Procure por uma loção à base de aloe vera.

Passo 5

Aplique o creme para clarear a pigmentação nas suas manchas escuras. Os cremes clareadores contêm geralmente 2% de hidroquinona, uma substância química muitas vezes questionada por sua segurança. Procure, em vez disso, por produtos com ingredientes como o ácido kójico, extrato de mamão e vitamina C.

Passo 6

Faça a sua própria loção de clareamento. Esprema o suco da metade de um limão e aplique nas manchas escuras do seu rosto. Deixe a solução agir durante a noite. O ácido cítrico tem um efeito clareador natural para essas manchas.

Mais recentes

×