O que é homeopatia sépia?
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
A homeopatia é um sistema médico alternativo baseado no conceito de "semelhante pelo semelhante se cura", que explora como o corpo cria defesas ou resistência a doenças utilizando uma reação similar a partir de um estímulo diferente. Por exemplo: a quinina produz sintomas semelhantes aos da malaria em pessoas saudáveis e é agora usado para tratar essa doença. Os homeopatas usam remédios -- fórmulas vigorosamente diluídas extraídas de ervas, minerais e insetos -- para provocar sintomas em um corpo saudável. Os remédios homeopáticos baseiam-se no princípio que remédios feitos com ervas retêm a atividade biológica após serem misturados vigorosamente e diluídos várias vezes.
Histórico
Aristóteles utilizou o nome sépia para descrever o esqueleto interno de um tipo de cefalópode conhecido como lula. Sepia Officinalis é o gênero de aproximadamente 150 espécies de lula. Essa classe de cefalópodes inclui a lula, o náutilo e o polvo. Trata-se de um tipo de molusco altamente inteligente que ejeta uma tinta marrom ao ser confrontado ou surpreendido, o que permite que ele escape.
Tipos
A homeopatia sépia pode referir-se a duas coisas diferentes: sépia como um estado físico e psicológico ou como um remédio. O "estado de sépia" observa o cliente sob um ponto de vista representacional, quase como uma personificação da "natureza sépia".
O estado de sépia
Uma pessoa, geralmente uma mulher, pode apresentar características ou sintomas de sépia, que incluem: altos níveis de atividade, preferência pelo movimento, ação e dança, exceto quando confrontadas, quando se mostrarão completamente paradas ou se retrairão. Elas gostam de manter seu espaço pessoal em um nível que outros podem achá-las anti-sociais. São independentes por natureza e não gostam de ser acuadas ou obrigadas por outras; são frequentemente obsessivas quanto à limpeza e algumas vezes indiferentes aos filhos e a seus parceiros. São criativas, espirituais e intuitivas, com um alto nível de auto-percepção. São também irascíveis, inseguras, têm um pavio curto, baixo desejo sexual e frequentemente se sentem cansadas. Sentem dificuldades com simpatias. Outras pessoas podem achá-las masculinas, frias, duras ou difíceis de lidar; frequentemente sentem calafrios e são sensíveis à falta de refeição, relações sexuas, gravidez e aproximação de tempestades e da menstruação.
Sépia como remédio
Sépia, enquanto remédio homeopático, refere-se a um preparado feito a partir da tinta da lula, geralmente capturada no Mar Mediterrâneo, Tasmânia ou Nova Zelândia. A tinta é coletada e seca antes de ser triturada ou moída em forma de um pó fino com lactose para produzir uma tintura-mãe. Uma tintura é a solução produzida através da maceração de um material em álcool.
Sintomas
O remédio homeopático sépia é frequentemente usado para tratar a maioria dos sintomas associadas ao ciclo menstrual, incluindo tensão pré-menstrual, dores, desconforto durante o ato sexual, cansaço, indigestão, sudorese, febre, dores de cabeça, necessidade frequente de urinar, corrimento vaginal, calafrios, cândida, dores nas costas, gases, veias varicosas e pele descolorida e irritada.
Aviso
Os clientes não devem se automedicar com remédios homeopáticos; homeopatas são treinados em homeopatia e diagnose. Recomendações de remédios estão além do alcance deste artigo. Pessoas sob o cuidado de médicos ou tomando remédios receitados devem informar todos os suplementos, drogas, remédios e escolhas nutricionais para evitar interações indesejadas.
Referências
Sobre o Autor
F.R.R. Mallory has been published since 1996, writing books, short stories, articles and essays. She has worked as an architect, restored cars, designed clothing, renovated homes and makes crafts. She is a graduate of the University of California at Berkeley with bachelor's degrees in psychology and English. Her fiction short story "Black Ice" recently won a National Space Society contest.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images