×
Loading ...

Ideias de experimentos para fotossíntese

A fotossíntese é o processo pelo qual as plantas transformam a energia da luz do sol em energia química que as plantas podem utilizar. Muitas experiências podem ser concluídas para testar a fotossíntese da planta, alterando as condições de luz que a planta está exposta. Esses projetos são simples de configurar e levam algumas semanas de observação para serem capaz de fornecer resultados concretos.

As plantas precisam de luz para fazer fotossíntese e crescer (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Luzes coloridas

Nesta experiência teste para ver se a cor da luz afeta a taxa de crescimento e a saúde geral de plantas. As plantas utilizadas devem ser da mesma variedade e tamanho. Coloque cada planta em uma caixa com uma lâmpada de cor diferente, como o tradicional branco, verde, azul e vermelha na parte superior. A caixa elimina todas as outras fontes de luz para a planta usar para a fotossíntese. As lâmpadas devem ser da mesma potência e estar a mesma distância das plantas. Todas as outras variáveis, incluindo o tempo que as plantas são expostas à luz e à quantidade de água devem ser exatamente as mesmas. Monitore as plantas ao longo de um período de tempo de duas semanas para determinar qual cor de luz funciona melhor.

Loading...

Luz do sol vs. Luz artificial

Esta experiência testa se a luz natural ou luz artificial faz com que as plantas cresçam mais rápido. Selecione algumas plantas da mesma variedade. Coloque um grupo de plantas em uma área onde elas receberão luz solar direta. O segundo grupo de plantas deve ser colocado em uma área onde elas possam receber apenas luz artificial. Mantenha todas as outras variáveis ​iguais, incluindo a quantidade de luz que cada planta recebe ao longo do dia. Monitore as plantas por duas semanas. Determine qual grupo de plantas fica melhor. Considere o fato de que o sol se move ao longo do dia, de modo que o ângulo da luz muda. Determine se os resultados seriam diferentes se a luz artificial também rodasse no decurso de um dia.

Brilho da luz

Esta experiência testa se a intensidade da luz faz a diferença na fotossíntese e crescimento de uma planta. Crie três grupos de plantas e coloque-as em uma caixa para que elas não sejam expostas a luz exterior. Coloque em cada caixa uma lâmpada de potência diferente - por exemplo, 60, 40 e 5 watts. Mantenha todas as outras variáveis ​​iguais e monitore as plantas ao longo de duas semanas. Determine se o brilho da luz faz a diferença no crescimento das plantas.

Exposição da luz

Crie vários grupos de plantas e coloque-os em áreas onde não receberão quaisquer outras fontes de luz do que as que você planeja experimentar. Cada grupo deve ser tratado da mesma forma, incluindo o watt da lâmpada. A única diferença será a quantidade de tempo de cada planta é exposta à luz. Dependendo dos agrupamentos, a quantidade de exposição pode ser de apenas algumas horas para 24 horas de luz. Monitore os resultados ao longo de um período de duas semanas. Determine se plantas expostas à luz durante 24 horas crescem mais ou se houve um ponto de exposição que produziu os mesmos resultados.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...