Estágios de crescimento da dioneia (planta carnívora)
plante carnivore image by Christophe Baudot from Fotolia.com
As dioneias, também conhecidas como plantas carnívoras, são pequenas plantas domésticas populares. Elas exigem muito pouco espaço e possuem aparência única e fácil manutenção, tornando-as a adição perfeita a uma pequena mesa de escritório ou peitoril de janela. Se você decidir cultivar uma dioneia a partir das sementes, presenciará alguns estágios básicos de crescimento ao longo da vida da planta.
Germinação
A germinação é o primeiro período lento de crescimento da planta a partir do momento em que a semente é plantada. Esse processo começa tipicamente algumas semanas depois do plantio, e mesmo assim nem todas as sementes germinam ao mesmo tempo, ou sequer germinam. A germinação, essencialmente, significa que as sementes vão brotar e começar a demonstrar um pequeno crescimento. Quando estão nessa fase, as dioneias devem ser mantidas em um vaso especial e pequeno. Durante esse período, o primeiro pedúnculo da planta vai emergir da semente e se tornar visível acima do solo, seguido logo depois por sinais da "armadilha" em si aparecendo na planta. O período de germinação completo deve durar entre duas a três semanas a partir do primeiro sinal de crescimento.
Florescência
Assim que o período completo da germinação passar, a dioneia estará pronta para ser transplantada para seu local permanente em um grande vaso ou recipiente para flores. Neste ponto, o estágio de florescência vai começar, tipicamente por volta de três a quatro semanas depois da germinação, e isso significa que o crescimento completo da planta está chegando à sua forma final. A folha da dioneia que começou a se formar durante a germinação vai se desenvolver e brotar até a planta ficar definida. A saúde, florescência e tamanho adequados da dioneia dependem bastante dos cuidados que a planta recebe durante esse estágio de crescimento. Solo úmido, um ambiente levemente quente e luz indireta são recomendados para produzir os melhores resultados ao longo do estágio de florescência da dioneia.
Dormência
O estágio final de crescimento da dioneia primeiramente parece ser um estágio de morte, mas a planta, na verdade, fica dormente uma vez por ano e por vários meses de uma vez. Esse estágio é uma parte integral do crescimento da planta, pois é necessário para que novas "armadilhas" floresçam e o crescimento continue por mais um ano. Durante o estágio de dormência, a dioneia vai murchar e parecer morta. As armadilhas vão murchar também e as folhas da planta vão ficar significantemente marrons. Durante esse período, a dioneia está armazenando energia extra para usar durante o período de dormência, que geralmente ocorre no inverno. Essa energia e nutrição armazenadas é o que mantém a planta viva e permite o re-crescimento quando o ciclo recomeça. No fim do período de dormência, a planta vai criar novas flores, começando novamente o estágio de florescência e repetindo indefinidamente durante toda a vida da dioneia.
Mais Artigos
Como é que os Lírios se reproduzem?→
O que acontece quando uma planta não recebe luz?→
Como fazer a polinização manual de abóboras→
Quanto tempo um tomate demora para brotar e amadurecer?→
Por quanto tempo se deve deixar as sementes de jacinto de molho antes de plantá-las?→
Quando podar a grama-preta?→
Referências
Sobre o Autor
Brian Walker is an experienced writer who has contributed content to a number of print and online mediums, including major players in the financial, sports and news markets. His work has appeared on eHow.com, Associated Content, Yahoo and even financial news outlet TheStreet.com. He is a graduate of the University of South Carolina and holds a Bachelor of Arts in broadcast journalism.
Créditos Fotográficos
plante carnivore image by Christophe Baudot from Fotolia.com