×
Loading ...

Ideias para a memorização de notas musicais

Com alguns truques, memorizar as notas nas claves de Fá e Sol é um processo simples, que você pode aprender em uma única tarde. As duas claves têm similaridades em suas estruturas. Ambas têm cinco linhas e quatro espaços e usam linhas externas para estender a pauta, quando as notas vão mais alto do que a clave permite. Quando essas linhas e espaços são unidos, um alfabeto musical surge de baixo para cima.

A clave de Sol é usada para indicar instrumentos que são tocados em tons mais altos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Acrônimos

Os acrônimos na música podem ajudar aos alunos a aprenderem os nomes das notas. Peça para o aluno criar uma frase que comece com a primeira letra de cada palavra e uma que comece com a primeira letra de cada espaço. Por exemplo, na clave de Sol existem cinco linhas: E-G-B-D-F. Peça para o aluno criar uma frase que lembre essas linhas, como "Ele gosta bastante de futebol". A frase não precisa necessariamente fazer sentido, desde que a frase possa ser lembrada.

Loading...

Posição da clave

A posição da clave é outra maneira de se lembrar dos nomes das notas. Na clave de Sol, se observar atentamente a ponta curvada do símbolo, notará que ela cobre a linha de Sol (G). Na verdade, a ponta e a cauda do símbolo parecem com a letra G. Esse é um dos motivos pelos quais essa é a clave de Sol. Ao memorizar esse fato, um estudante pode avançar ou voltar o alfabeto para saber as outras notas da clave. Isso também funciona para a clave de Fá. Ela parece um "F" com dois pontos. Os pontos sempre estão cada um de um lado da linha de Fá (F); por isso ela tem esse nome.

Cartões

Crie cartões para ajudar a aprender os nomes das notas nas claves. Não compre modelos prontos, faça os seus. O simples processo de criar cartões ajudará a memorizar as notas. De um lado desenhe as linhas, a clave e a nota. Do outro escreva o nome da nota. Embaralhe os cartões e tente acertar os nome. Já que existem apenas nove cartas, deve ser fácil decorar as notas.

Partitura

Peque uma folha de partitura para piano e nomeie cada nota nela. Ao terminar uma página, você terá memorizado as notas. Não deve demorar mais do que algumas horas do primeiro dia para decorar todas as notas.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...