×
Loading ...

Como identificar os componentes internos de um notebook

A maioria dos notebooks são feitos para proteger os componentes de hardware contidos nele de contaminantes e de mau uso. Os fabricantes fornecem as especificações técnicas para informar os consumidores que peças e programas acompanham o aparelho no momento da compra, e é possível baixar essas especificações do site do fabricante. No entanto, se você comprar um notebook usado em um leilão ou venda privada, não há garantia que os componentes internos são os originais. Nesse caso, você tem três escolhas: levar o notebook à uma loja autorizada, desmontá-lo por si mesmo ou usar um programa gratuito ou de baixo custo que fará o trabalho para você sem desmontar.

Instruções

Talvez não seja preciso desmontar o aparelho para verificar seus componentes internos (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

    Identificação via loja de informática

  1. Encontre uma loja de informática certificada para trabalhar no fabricante e modelo do seu notebook.

    Loading...
  2. Leve seu aparelho até a loja e explique que você deseja identificar os componentes internos.

  3. Pegue o notebook e as informações dos componentes depois que a loja pedir que você vá buscá-lo.

    Identificação física

  1. Estude as instruções de manutenção e reparo do fabricante do notebook e oriente-se nas instruções passo-a-passo para desmontagem e montagem.

  2. Coloque uma pulseira anti-estática e prenda o clip dela à uma superfície metálica para descarregar a eletricidade estática, e então cuidadosamente, remova a proteção no notebook e a tela, de acordo com as instruções.

  3. Use uma lupa para examinar os componentes e pesquise seus part numbers e nomes de fabricantes ou marcas no notebook.

  4. Siga as instruções do manual para remontar o notebook.

  5. Remova a pulseira anti-estática e guarde com o seu kit de ferramentas para uso futuro.

    Método de identificação via software

  1. Baixe um programa de identificação de sistema feito para o sistema operacional do seu notebook e instale-o .Por exemplo, System Information Works, Lavalys Everest ou PC Wizard 2009. Cada um dos programas tem ligeiras diferenças na forma de interação e podem ser específicos para um determinado sistema operacional, mas a informação dada por eles geralmente é a mesma.

  2. Execute o programa instalado, configure-o para criar um relatório completo e imprima-o. Se não tiver uma impressora, também é possível abrir o relatório na tela.

  3. Veja os resultados para confirmar se eles batem com as especificações do fabricante ou com suas expectativas sobre o que deve estar dentro do seu notebook.

Loading...

O que você precisa

  • Instruções do fabricante quanto a reparos e manutenção
  • Kit de ferramentas para computador
  • Pulseira anti-estática
  • Lente de aumento
  • Programa de inspeção de sistema

Referências

Loading ...
Loading ...