Como identificar fragmentos de frases
Muitas pessoas têm dificuldades ao decidir se uma frase está completa ou não. Se ela não estiver, é apenas um fragmento de frase. Siga os passos abaixo para aprender como identificar e consertar fragmentos de frases.
Step 1
Aprenda a diferença entre orações coordenadas e subordinadas. Orações são grupos de palavras que contêm um sujeito e um predicado. Uma oração coordenada pode existir sozinha como uma frase completa, por exemplo: "Eu fui à loja". Uma oração subordinada não pode existir sozinha, pois geralmente é precedida por uma conjunção subordinativa. Por exemplo: "Porque eu preciso de leite".
Step 2
Certifique-se que sua frase contém ao menos uma oração coordenada, senão ela será um fragmento. Por exemplo: "Porque eu precisava de leite" é um fragmento porque consiste em apenas uma oração subordinada sem uma coordenada.
Step 3
Para consertar um fragmento de frase causado por uma oração subordinada, ligue-a com uma oração coordenada. A maioria dos fragmentos com orações subordinadas podem ser consertados se juntados com uma frase anterior ou posterior. Por exemplo: "Eu fui à loja. Porque eu precisava de leite." Ela pode ser corrigida juntando as duas orações: "Eu fui à loja porque eu precisava de leite".
Step 4
Assegure que todos os verbos transitivos tenham objetos. Um verbo transitivo é aquele em que a ação é transferida do sujeito ao objeto. Por exemplo: "João jogou com força" é um fragmento já que "jogar" é um verbo transitivo. João precisa de algo para jogar, então a frase necessita de um objeto, diferentemente de verbos intransitivos. Por exemplo: "Você fala demais" é uma sentença completa, mesmo que não tenha um objeto.
Step 5
Para consertar um fragmento causado pela falta de objeto, simplesmente adicione um. Por exemplo: "João jogou a bola com força".
Mais Artigos
Como ensinar verbos e adjetivos para crianças→

Como formatar um cartão SD no prompt de comando→

Exercite as orações dependentes e independentes →

Como converter volume ppm em uma porcentagem→

Como responder a um convite para uma festa de aniversário→

Como recusar um convite para um encontro gentilmente→

Referências
Sobre o Autor
David Boyles is a graduate student, teacher and professional writer. He has been teaching writing since 2005, while his own work has been featured in various publications and websites, including "Vegas Seven," "ArtsVegas," "AZ on the Scene Magazine" and the "Las Vegas Review of Books." Boyles holds a master's degree in English literature.