Como aceitar um convite formal

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Emily Post, cujos livros sobre boas maneiras têm definido o padrão de etiqueta, uma vez lamentou sobre o "notório desrespeito à convenção antiquada" para enviar e responder convites formais. Tal fato aconteceu em 1922, e, portanto, o que ela poderia pensar hoje? Embora cada vez menos ocasiões exijam uma resposta formal para um convite, ainda há momentos em que você precisa ter certeza de que não violará a etiqueta apropriada ao aceitar um convite formal. Siga as seguintes instruções ao pé da letra quando quiser se certificar de que sua resposta formal está adequada.

Passo 1

Comece escolhendo uma caneta com tinta azul ou preta. A etiqueta formal dita que você escreverá à mão sua resposta a um convite sobre o seu próprio papel timbrado, que pode ou não pode ter um monograma.

Passo 2

Escreva em terceira pessoa. Coloque seu nome e do seu cônjuge em primeiro lugar, declarando que você está aceitando o "gentil convite" do remetente, e repita os detalhes sobre o dia e a hora, como forma de confirmar aos anfitriões que você está ciente de tais detalhes. Observe que as respostas formais incluem títulos dos convidados e nomes sociais, mas apenas os títulos e sobrenomes dos anfitriões. Por exemplo:

"O sr. e sra. José Silva aceitam com prazer o amável convite do dr. e da sra. Almeida para jantar na sexta-feira, 15 de março, às 18 h 30."

Centralize cada linha e siga as quebras de linha, conforme demonstrado.

Passo 3

Escreva o endereço no envelope com os títulos dos anfitriões e nomes completos (por exemplo, dr. e sra. Eduardo Almeida).

Passo 4

Envie sua resposta antes da data fixada. Se não houver datação para confirmar a presença, responda em até três dias após o recebimento do convite.

Mais recentes

×