×
Loading ...

Como aceitar um convite formal

Emily Post, cujos livros sobre boas maneiras têm definido o padrão de etiqueta, uma vez lamentou sobre o "notório desrespeito à convenção antiquada" para enviar e responder convites formais. Tal fato aconteceu em 1922, e, portanto, o que ela poderia pensar hoje? Embora cada vez menos ocasiões exijam uma resposta formal para um convite, ainda há momentos em que você precisa ter certeza de que não violará a etiqueta apropriada ao aceitar um convite formal. Siga as seguintes instruções ao pé da letra quando quiser se certificar de que sua resposta formal está adequada.

Instruções

Há momentos em que você precisa ter certeza de que não violará a etiqueta apropriada ao aceitar um convite formal (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Comece escolhendo uma caneta com tinta azul ou preta. A etiqueta formal dita que você escreverá à mão sua resposta a um convite sobre o seu próprio papel timbrado, que pode ou não pode ter um monograma.

    Loading...
  2. Escreva em terceira pessoa. Coloque seu nome e do seu cônjuge em primeiro lugar, declarando que você está aceitando o "gentil convite" do remetente, e repita os detalhes sobre o dia e a hora, como forma de confirmar aos anfitriões que você está ciente de tais detalhes. Observe que as respostas formais incluem títulos dos convidados e nomes sociais, mas apenas os títulos e sobrenomes dos anfitriões. Por exemplo:

    "O sr. e sra. José Silva aceitam com prazer o amável convite do dr. e da sra. Almeida para jantar na sexta-feira, 15 de março, às 18 h 30."

    Centralize cada linha e siga as quebras de linha, conforme demonstrado.

  3. Escreva o endereço no envelope com os títulos dos anfitriões e nomes completos (por exemplo, dr. e sra. Eduardo Almeida).

  4. Envie sua resposta antes da data fixada. Se não houver datação para confirmar a presença, responda em até três dias após o recebimento do convite.

Loading...

Dicas

  • Não se sinta preso a essas regras formais. Use o bom senso e pense sobre quem está recebendo a resposta. Você não deseja escrever uma resposta tão formal que o fará parecer pretensioso.
  • Nunca ignore um convite formal, mesmo se não desejar participar do evento.

O que você precisa

  • Papel timbrado
  • Caneta

Referências

Loading ...
Loading ...