×
Loading ...

Como identificar moedas do Império Romano

O Império Romano durou de 27 a.C. até cerca de 500 d.C, do reinado de César Augusto até o final do reino de Rômulo Augusto, em 476 d.C. Durante esse período, uma grande quantidade de moedas foi cunhada durante o período de cada imperador. Apesar de a maioria das moedas seguir o mesmo formato e marcas básicas, aprender sobre as distinções do metal usado, as figuras da frente das moedas e as marcas do verso podem ajudá-lo a identificá-las e descobrir seu valor antes de contactar um colecionador.

Instruções

Lupa (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Aprenda os básicos sobre reconhecimento de moedas do Império Romano. As moedas romanas, não importa o período em que apareceram, contêm o busto ou perfil do imperador da época em sua frente. Letras indicando seu nome, marcas de cunhagem e outras informações podem estar incluídas. O verso geralmente mostra um retrato completo, uma guirlanda, uma construção, um animal ou estrelas.

    Loading...
  2. Verifique as primeiras moedas imperiais. Durante o período dos "Doze Césares", a cunhagem era grosseira, com o busto do imperador cercado por letras. Como a maioria dessas moedas tem marcas de desgaste, familiarize-se com o retrato e as feições faciais do imperador. A primeiras moedas do reinado de Augusto (de 27 a.C até 14 a.C.) mostram o busto do líder, com o cabelo comprido e o nariz grande como as feições distintas facilmente identificáveis. Cada imperador subsequente tem características distintas. Vespasiano apresenta um pescoço curto e o que parece ser um queixo proeminente, Tito e Domiciano usam uma láurea ou cobertura na cabeça.

  3. Observe as moedas que mostram Constantino e seus herdeiros. O dinheiro durante o reinado de Constantino, o Grande (320-337 d.C.), geralmente tem um tom esverdeado devido à idade e ao uso. A moeda com cabeça de Constantino na frente, de perfil, era feita de cobre e prata. Possui um portão com dois torreões e uma estrela no verso. Uma moeda com a cabeça de Constantino II no reverso usando uma láurea e as letras “Fl Ivl Nob C” na frente, com uma estrela sobre um portão com dois torreões no verso, é parecida com a moeda anterior, exceto que era feita de cobre e apenas um pouco de prata. Flávio Júlio Crispo, primogênito de Constantino, também apresenta um perfil laureado da cabeça na frente, com as letras “Caesarvm Nostrorvm, Vot X", circulando a grinalda do verso, em uma moeda de bronze puro.

  4. Investigue as moedas imperiais, procurando os rivais de Constantino. A rara moeda de bronze mostrando Licínio I na frente tem um troféu entre seu busto e o busto de Licínio II, com as letras “Dd Nn Iovii Licinni Invict Avg Et Caes" circulando-os. O verso mostra uma figura ereta do deus Júpiter usando uma capa e segurando um cetro.

  5. Procure pelas moedas com o primo de Constantino. A moeda de bronze de Juliano Augusto tem um busto drapeado na frente, com as letras “D N Cl Ivli Anvs-Avg". O verso dessa moeda rara mostra o regente segurando um globo em uma mão e uma lança na outra.

Loading...

Aviso

  • Note que podem existir várias versões da moedas com um imperador na frente, cada uma com diferentes letras e desenhos.

O que você precisa

  • Lupa
  • Guia de colecionador com foto
  • Lâmpada de inspeção

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...