Como saber a diferença entre uma moeda de bronze e uma moeda de ouro

••• gold coin image by Greg Pickens from Fotolia.com

O material de uma moeda pode determinar o seu valor. Uma feita de bronze não valerá muito, mas uma moeda de ouro pode valer uma fortuna. Com algumas ferramentas simples, pode-se facilmente saber a diferença entre os dois materiais.

Passo 1

Preste atenção na cor. As moedas de bronze costumam ter uma cor marrom escura, ou pelo menos uma variante do marrom. O bronze é um termo genérico que transmite uma grande variedade de ligas de cobre, o que significa que o cobre pode ser combinado com estanho, alumínio ou níquel. Mas, normalmente, o bronze consiste de 60% de cobre e 40% de estanho ou níquel. O ouro tem uma cor distinta, como o amarelo mel, e também pode ter manchas de cobre, dependendo da liga. Embora uma moeda de bronze possa parecer ouro, uma moeda de ouro raramente parece bronze.

Passo 2

Pese a moeda. Coloque a moeda em uma balança que meça os centésimos, ou seja, duas casas decimais.

Passo 3

Saiba o peso padrão para a moeda. A maioria das moedas produzidas na atualidade tem tolerâncias de peso padrão. Isso significa que uma moeda de ouro moderna pesará seu peso pretendido. O bronze é um metal menos denso do que o ouro, por isso, se você tiver duas moedas do mesmo tamanho, sendo uma de bronze e outra de ouro, a de ouro pesará mais porque é mais densa.

Passo 4

Compare o peso da moeda com o peso padrão. Ele coincide com o peso no guia para a determinada moeda? Se sim, é provável que seja o metal que afirma ser.

Passo 5

Se ainda tiver dúvidas, meça a densidade específica da moeda, ou seja, densidade relativa do metal. Para isso, pese a moeda na água. As complexidades das medidas da densidade específica vão além deste artigo, mas uma leitura precisa poderá esclarecer a composição da sua moeda.

Mais recentes

×