Como saber a diferença entre uma moeda de bronze e uma moeda de ouro
gold coin image by Greg Pickens from Fotolia.com
O material de uma moeda pode determinar o seu valor. Uma feita de bronze não valerá muito, mas uma moeda de ouro pode valer uma fortuna. Com algumas ferramentas simples, pode-se facilmente saber a diferença entre os dois materiais.
Step 1
Preste atenção na cor. As moedas de bronze costumam ter uma cor marrom escura, ou pelo menos uma variante do marrom. O bronze é um termo genérico que transmite uma grande variedade de ligas de cobre, o que significa que o cobre pode ser combinado com estanho, alumínio ou níquel. Mas, normalmente, o bronze consiste de 60% de cobre e 40% de estanho ou níquel. O ouro tem uma cor distinta, como o amarelo mel, e também pode ter manchas de cobre, dependendo da liga. Embora uma moeda de bronze possa parecer ouro, uma moeda de ouro raramente parece bronze.
Step 2
Pese a moeda. Coloque a moeda em uma balança que meça os centésimos, ou seja, duas casas decimais.
Step 3
Saiba o peso padrão para a moeda. A maioria das moedas produzidas na atualidade tem tolerâncias de peso padrão. Isso significa que uma moeda de ouro moderna pesará seu peso pretendido. O bronze é um metal menos denso do que o ouro, por isso, se você tiver duas moedas do mesmo tamanho, sendo uma de bronze e outra de ouro, a de ouro pesará mais porque é mais densa.
Step 4
Compare o peso da moeda com o peso padrão. Ele coincide com o peso no guia para a determinada moeda? Se sim, é provável que seja o metal que afirma ser.
Step 5
Se ainda tiver dúvidas, meça a densidade específica da moeda, ou seja, densidade relativa do metal. Para isso, pese a moeda na água. As complexidades das medidas da densidade específica vão além deste artigo, mas uma leitura precisa poderá esclarecer a composição da sua moeda.
Mais Artigos
Referências
Dica
- Geralmente, o ouro não pode ser corroído. Se a moeda apresentar vestígios de corrosão, ela provavelmente não é de ouro.
Advertência
- Evite fazer testes destrutivos com ácidos, pois poderá danificar seriamente a moeda e afetar o seu valor.
Sobre o Autor
Egon Schiele is an art connoisseur who has been writing professionally for more than a decade. He works as a practicing attorney, and enjoys writing on many different topics for online publications such as eHow, Trails, and various contributions to blogs as well as print publications aimed at collectors of antiques.
Créditos Fotográficos
gold coin image by Greg Pickens from Fotolia.com