Como identificar o sexo de um frango

••• Photos.com/Photos.com/Getty Images

Mesmo com anos de experiência, determinar o sexo de um frango pode ser complicado. Um dos primeiros comportamentos que lhe permitirão identificar definitivamente o gênero é o ato de cantar, que pode levar meses para ocorrer. Ainda assim, outras características do início do desenvolvimento podem oferecer uma indicação de sexo. Nada é totalmente preciso, mas, pesando todas as evidências presentes em seu animal, pode-se obter uma boa indicação de se você tem uma galinha ou um galo.

Passo 1

Analise as características da cabeça do frango. A cabeça dos machos tende a ser grande e angular, já as fêmeas têm formas menores e mais redondas. Verifique se há crista ou barbilhão. Em um macho, esses recursos podem passar de amarelo para róseo mais cedo do que em fêmeas.

Passo 2

Olhe para a cauda. Em fêmeas, ela é reta e se desenvolve mais rápido. Os machos têm curvaturas em suas caudas, que geralmente aparecem em um ritmo mais lento.

Passo 3

Verifique as pernas do frango. Pernas mais longas e com esporas indicam um macho, enquanto as mais curtas e delicadas são características do sexo feminino.

Passo 4

Verifique as penas. O crescimento das penas do galo pode ser irregular ou nu, com desenvolvimento mais lento quando comparado à galinha. Continue verificando as penas durante o crescimento do frango. Procure por franjas ovais ou arredondadas nas áreas de penugem do pescoço e lombo para indicar uma fêmea. As penas dos machos nessas áreas são mais longas e pontudas.

Passo 5

Examine o tamanho e a postura do frango. Os machos podem crescer mais do que as fêmeas e ficarem eretos. As fêmeas podem ser mais altas, mas menos espessas.

Passo 6

Observe o comportamento do seu frango. Ambos os galos e galinhas podem ser agressivos e barulhentos, mas as fêmeas também podem ser relativamente mansas. Atente-se ao gorjeio do um galo, antecessor do cacarejo.

Mais recentes

×