Como identificar o sexo de um caranguejo

A identificação do sexo de um caranguejo é uma tarefa mais fácil do que se pode imaginar

crab image by Vaclav Janousek from Fotolia.com

Os caranguejos são muito apreciados pela culinária de diversas regiões do mundo. Apesar de trabalhoso, o ato de comer esses crustáceos é parte da experiência. Quando se trata de identificar o sexo de um caranguejo, a tarefa pode parecer reservada aos pescadores ou biólogos marinhos, mas é simples o suficiente para qualquer pessoa.

Step 1

Vire o caranguejo de barriga para cima. Ao longo da parte inferior do corpo do animal, há uma aba abdominal que deve ser rasgada no momento de comê-lo. Observe a forma dessa aba. Se ela tiver um formato de uma cúpula, o caranguejo é uma fêmea. Porém, se o formato for semelhante a uma ponta fina, então o crustáceo é um macho. Essa é a maneira mais fácil e infalível de identificar com precisão o sexo de um caranguejo, seja qual for a espécie.

Step 2

Ao identificar um siri-azul, observe as pinças do animal. Se forem azuis, o caranguejo é um macho. Caso as pontas das pinças sejam vermelhas, trata-se então de uma fêmea.

Step 3

Prove o caranguejo. Muitos degustadores afirmam que uma carne mais adocicada é um indicativo de um caranguejo fêmea. Logo, se ela tiver um toque adocicado, é possível que o crustáceo seja uma fêmea.

×