Como diferenciar um grilo macho de uma fêmea

••• sauterelle image by Julien de Cadoudal from Fotolia.com

À primeira vista, grilos machos e fêmeas podem parecer idênticos, mas uma observação mais detalhada permite observar algumas diferenças. O formato do corpo de um grilo fêmea é levemente diferente do de um grilo macho. Outras dicas que ajudam a diferenciá-los são as diferenças no comportamento e na emissão de som. Observá-los e diferenciá-los podem levar não mais do que alguns minutos.

Passo 1

Examine as asas através da lupa. As asas da fêmea são completamente desenvolvidas, enquanto que as do macho são levemente menores. As asas da fêmea são mais alongadas e cobrem mais o corpo. São estreitas e mais pontiagudas na parte inferior. As do macho são relativamente menores, cobrem menos do corpo e são mais arredondadas. As nervuras das asas da fêmea percorrem o comprimento da asa, enquanto que no macho, partes de suas asas não são cobertas por essas nervuras. Talvez seja necessário observar vários exemplares para começar a notar as diferenças.

Passo 2

Examine a parte traseira do grilo. A fêmea possui três apêndices na parte dorsal. O macho, com apenas dois, os têm alongados e projetando-se da ponta do abdome para fora, semelhante a um formato de ''V''. O terceiro apêndice da fêmea, na parte central do ''V'' formado pelos outros dois apêndices, é normalmente maior do que os do macho, sendo responsável por permitir que a fêmea bote os ovos no solo.

Passo 3

Compare o tamanho dos grilos. Se algum deles for consideravelmente maior do que os outros, provavelmente se tratará de uma fêmea carregando ovos.

Passo 4

Observe como se comportam. Grilos cavando no solo, principalmente com a extremidade traseira, são provavelmente fêmeas fazendo buracos, pois estão prestes a botar ovos.

Passo 5

Preste atenção ao som. Se ouvir o cricri típico e conseguir identificar o grilo que produz o som, sem dúvida será um macho. Apenas os machos cricrilam. Eles produzem o som para atrair a atenção das fêmeas, roçando suas asas.

Mais recentes

×