Como impedir que os cães roam fios

••• Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Algumas vezes, a maneira de treinar o cão a não roer alguma coisa é remover esse item de sua vista. No entanto, quando se trata de fios e cabos, é necessário ter certeza de que o animal não roerá um cabo e ingerirá quaisquer fios. Também, não é desejável que os equipamentos eletrônicos sejam danificados ou deixem de funcionar; é extremamente importante não deixar um fio ou cabos expostos. O cão pode pensar que é apenas um brinquedo, mas ele pode ser eletrocutado ao roer um cabo elétrico.

Passo 1

Repare quaisquer cabos que o cão tenha roído com fita isolante. É importante não deixar os fios desencapados expostos para que o cão não possa roê-los mais.

Passo 2

Identifique qualquer fio exposto em sua casa e remova-o de modo que o animal não tenha acesso a ele. Por exemplo, pode-se usar fita isolante para prendê-los atrás de uma área, de modo que eles não possam ser removidos.

Passo 3

Tente corrigir o comportamento repreendendo o cão quando pegá-lo no ato de roer um fio; dê uma palmada leve e diga "Não". Ofereça imediatamente ao animal um brinquedo de mastigar que está ao redor e deixe-o pegar com a boca, então faça um afago na cabeça do cão e diga "Bom". Tome essa atitude somente quando o cão for pego no ato de roer de modo a ensiná-lo a mastigação adequada.

Passo 4

Pulverize um spray antimastigação levemente sobre os fios e ao redor da área onde eles estão expostos. Esses sprays líquidos contêm produtos químicos que impedem que o cão tente roer ou entrar em uma área. Eles podem ser comprados em lojas de produtos para animais locais ou on-line; estes podem também ser usados na mobília para evitar que o cão a mastigue.

Passo 5

Compre um conduíte cortado na loja de produtos eletrônicos ou produtos para jardinagem local. Um conduíte cortado é um tubo de plástico durável que pode ser colocado em qualquer tipo de fio. Ele o protegerá contra quaisquer pequenas mordidas, mas ainda assim não deve ser roído pelo cão, se isso puder ser evitado.

Passo 6

Compre protetores de fios isolados mais resistentes se o problema persistir. É importante proteger os fios e assegurar-se de que o cão não possa mordê-los, mesmo antes que o comportamento seja corrigido com sucesso. Os protetores de fios permitem escondê-los e, em alguns casos, tal como onde um carpete vai de parede a parede, pode ser necessário correr os fios por baixo do carpete ou piso.

Passo 7

Use prendedores de fios adesivos para prendê-los em paredes ou móveis. Esta é uma maneira benéfica de mantê-los fora do alcance do cão se ele continuar a roê-los.

Mais recentes

×