Como impedir que as correntes de ar frio entrem pela janela

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Janelas que não têm um bom isolamento podem deixar sua casa desconfortável durante os meses de inverno. Correntes de ar frio podem fazer o aquecedor ligar com mais frequência, deixando a conta de energia mais cara. Além de deixar o ar frio entrar, as janelas com frestas também permitem que o ar quente escape da casa. Ao impedir que o frio entre e que o calor escape, você cria um ambiente mais agradável e com mais eficiência energética, mesmo quando as temperaturas externas continuam a cair.

Passo 1

Localize a área da janela por onde a corrente de ar entra, passando a mão em volta do perímetro do vidro em um dia que estiver ventando. As correntes de ar costumam entrar pela parte de baixo ou de cima da janela, onde não há uma vedação total quando ela está fechada, mas o vento também pode entrar pelas laterais.

Passo 2

Encha um saco plástico, como um saco de jornal ou uma sacola de supermercado, com outros sacos. Abra a janela e coloque o saco no parapeito. Feche a janela, espremendo o saco entre ela e o parapeito, criando, assim, uma vedação que impedirá a entrada do ar frio.

Passo 3

Pegue uma meia velha, corte a parte que corresponde à perna, encha-a com areia e dê um nó nas pontas. Posicione o tubo cheio de areia sobre a parte móvel da janela para bloquear a entrada das correntes de ar.

Passo 4

Pendure cortinas forradas na janela. Essas cortinas possuem um tecido decorativo na parte da frente e um revestimento pesado e resistente ao vento que impede que as correntes de ar que passam pelas janelas entrem na casa.

Mais recentes

×