Como impedir que uma porta exterior recentemente pintada grude

••• Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Não há nada como uma camada de tinta fresca para renovar o exterior de uma casa. Enquanto pintava as paredes externas, provavelmente surgiu a vontade de pintar as portas externas também. As janelas e portas são dois lugares comuns onde pode haver problemas de aderência com a tinta devido a um tempo de secagem inadequado. Aqui estão algumas coisas que se pode fazer para evitar que uma porta externa recentemente pintada fique grudando.

Pintando a porta no lugar

Passo 1

Deixe a porta aberta após terminar de pintá-la. Mantenha-a aberta durante o tempo que for preciso para permitir que cada pequeno entalhe e canto fiquem completamente seco. Isso pode significar um planejamento de modo que a porta seja pintada pela manhã e possa secar durante todo o dia.

Passo 2

Deixe a porta secar completamente. Certifique-se de examinar os cantos da moldura e as bordas da mesma antes de decidir que ela está seca e é hora de fechá-la. As áreas das borda e o batente lateral são lugares apertados que não recebem circulação de ar natural, então, eles demorarão mais para secar do que a frente da porta.

Passo 3

Use uma tinta a óleo se estiver pintando a porta pela primeira vez. A tinta a óleo demora mais para secar, mas a superfície pintada irá durar mais do que a tinta látex. As tintas látex podem ficar aderentes com o tempo, especialmente se as condições meteorológicas forem excessivamente úmidas. Ao pintar uma porta externa, passe sempre um revestimento de base para madeira com um primer de qualidade para pinturas exteriores.

Passo 4

Escolha condições climáticas ideais para fazer a pintura ao ar livre. É melhor pintar no exterior durante um longo período de tempo seco.

Remover uma porta antes de pintar

Passo 1

Remova a porta das dobradiças e coloque-a sobre um par de cavaletes e, em seguida, prossiga com a pintura. Para tirar a porta será necessário remover os pinos da dobradiça primeiro. Para fazer isso, pegue uma chave de fenda com bordas retas e coloque-a sob a cabeça do pino da dobradiça. Em seguida, bata na parte inferior da chave de fenda com o martelo até que o pino se solte. Provavelmente,será necessário ajuda para auxiliar a segurar a porta. Retire a dobradiça inferior primeiro e por último a dobradiça superior. A porta tem de ser pintada de um lado de cada vez, mas tanto o batente quanto as bordas secarão mais rapidamente quando ela é removida.

Passo 2

Lixe e/ou raspe a lateral e o batente da porta com um raspador de tinta ou lixadeira elétrica. Isso é especialmente recomendável se a porta já tem uma ou mais camadas de tinta ou se já está começando a grudar. Se quiser raspar até a madeira ficar bruta, será necessário prepará-la antes de aplicar o revestimento superior de tinta. Quando raspar ou lixar, tente remover uma camada de tinta de cada vez, se possível.

Passo 3

Recoloque a porta. Ponha a parte inferior da porta nas dobradiças e insira o pino da dobradiça superior primeiro. Uma vez que as duas placas das dobradiças estiverem alinhadas corretamente, insira a dobradiça através dos orifícios. Pode ser necessário bater na parte superior do pino da dobradiça com um martelo para colocá-lo no lugar. Esse é também um bom momento para lubrificar os pinos da dobradiça com um pouco de óleo de máquina. Faça isso antes de inseri-los. Após o pino da dobradiça superior estar inserido, passe para a dobradiça do meio e, em seguida, o pino da dobradiça inferior.

Mais recentes

×