Como impedir que uma porta exterior recentemente pintada grude
Ryan McVay/Photodisc/Getty Images
Não há nada como uma camada de tinta fresca para renovar o exterior de uma casa. Enquanto pintava as paredes externas, provavelmente surgiu a vontade de pintar as portas externas também. As janelas e portas são dois lugares comuns onde pode haver problemas de aderência com a tinta devido a um tempo de secagem inadequado. Aqui estão algumas coisas que se pode fazer para evitar que uma porta externa recentemente pintada fique grudando.
Pintando a porta no lugar
Step 1
Deixe a porta aberta após terminar de pintá-la. Mantenha-a aberta durante o tempo que for preciso para permitir que cada pequeno entalhe e canto fiquem completamente seco. Isso pode significar um planejamento de modo que a porta seja pintada pela manhã e possa secar durante todo o dia.
Step 2
Deixe a porta secar completamente. Certifique-se de examinar os cantos da moldura e as bordas da mesma antes de decidir que ela está seca e é hora de fechá-la. As áreas das borda e o batente lateral são lugares apertados que não recebem circulação de ar natural, então, eles demorarão mais para secar do que a frente da porta.
Step 3
Use uma tinta a óleo se estiver pintando a porta pela primeira vez. A tinta a óleo demora mais para secar, mas a superfície pintada irá durar mais do que a tinta látex. As tintas látex podem ficar aderentes com o tempo, especialmente se as condições meteorológicas forem excessivamente úmidas. Ao pintar uma porta externa, passe sempre um revestimento de base para madeira com um primer de qualidade para pinturas exteriores.
Step 4
Escolha condições climáticas ideais para fazer a pintura ao ar livre. É melhor pintar no exterior durante um longo período de tempo seco.
Remover uma porta antes de pintar
Step 1
Remova a porta das dobradiças e coloque-a sobre um par de cavaletes e, em seguida, prossiga com a pintura. Para tirar a porta será necessário remover os pinos da dobradiça primeiro. Para fazer isso, pegue uma chave de fenda com bordas retas e coloque-a sob a cabeça do pino da dobradiça. Em seguida, bata na parte inferior da chave de fenda com o martelo até que o pino se solte. Provavelmente,será necessário ajuda para auxiliar a segurar a porta. Retire a dobradiça inferior primeiro e por último a dobradiça superior. A porta tem de ser pintada de um lado de cada vez, mas tanto o batente quanto as bordas secarão mais rapidamente quando ela é removida.
Step 2
Lixe e/ou raspe a lateral e o batente da porta com um raspador de tinta ou lixadeira elétrica. Isso é especialmente recomendável se a porta já tem uma ou mais camadas de tinta ou se já está começando a grudar. Se quiser raspar até a madeira ficar bruta, será necessário prepará-la antes de aplicar o revestimento superior de tinta. Quando raspar ou lixar, tente remover uma camada de tinta de cada vez, se possível.
Step 3
Recoloque a porta. Ponha a parte inferior da porta nas dobradiças e insira o pino da dobradiça superior primeiro. Uma vez que as duas placas das dobradiças estiverem alinhadas corretamente, insira a dobradiça através dos orifícios. Pode ser necessário bater na parte superior do pino da dobradiça com um martelo para colocá-lo no lugar. Esse é também um bom momento para lubrificar os pinos da dobradiça com um pouco de óleo de máquina. Faça isso antes de inseri-los. Após o pino da dobradiça superior estar inserido, passe para a dobradiça do meio e, em seguida, o pino da dobradiça inferior.
Mais Artigos
Como fazer uma porta deixar de ser barulhenta→
Como consertar os rodízios de uma porta de correr de vidro→
Como parar o rangido da porta de uma geladeira →
Posso pintar de branco uma cômoda feita com madeira de cerejeira?→
Como secar a tinta quando ainda está pegajosa→
Como ajustar a porta de um carro→
Referências
Dica
- A tinta seca mais lentamente em locais com pouca circulação de ar.
- Sempre use uma camada de primer de qualidade para exteriores sobre a madeira bruta.
Advertência
- Certifique-se de que a porta esteja devidamente instalada.
- Se ela não estiver adequadamente presa, verifique se há problemas com o assentamento na fundação ou a estrutura da construção.
Sobre o Autor
Henri Bauholz is a professional writer covering a variety of topics, including hiking, camping, foreign travel and nature. He has written travel articles for several online publications and his travels have taken him all over the world, from Mexico to Latin America and across the Atlantic to Europe.
Créditos Fotográficos
Ryan McVay/Photodisc/Getty Images