×
Loading ...

Como impermeabilizar uma fonte de gesso

O som de água escorrendo que as fontes produzem dá uma influência calma e positiva ao espírito. Além dos benefícios mentais, as fontes, sejam feitas de mármore, concreto ou gesso, podem realçar seu jardim, dando um toque de capricho e harmonia à paisagem. O fluxo constante de água e umidade que se acumula na fonte requer a aplicação de um impermeabilizante para as que são feitas de gesso. Há métodos que você pode usar para impermeabilizar uma fonte de gesso.

Instruções

As fontes de gesso trazem um charme de velho mundo, mas precisam de impermeabilização (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

    Impermeabilizando alvenaria

  1. Coloque as luvas de borracha descartáveis para proteger suas mãos dos produtos químicos e do óleo que serão usados na aplicação do impermeabilizante.

    Loading...
  2. Limpe a superfície da fonte com um pano macio. Esfregue de leve para remover qualquer sujeira ou pó presentes no gesso.

  3. Encha um balde com uma quantidade de água de acordo com as instruções do fabricante. Acrescente o impermeabilizante para alvenaria em pó à água devagar, mexendo continuamente para permitir que as partículas se dissolvam completamente.

  4. Pulverize a fonte com água. Passe o material de impermeabilização nela toda. Use uma quantidade generosa de impermeabilizante para cobrir todo o gesso. (referência 2).

  5. Umedeça a fonte usando um spray de pulverização bem fino quando a primeira camada de impermeabilizante parecer estar seca. Isso é o que termina de secar o material.

  6. Espere até oito horas e aplique uma segunda camada seguindo o passo quatro. Deixe que a fonte seque por 24 horas antes de enchê-la de água.

    Vidro solúvel (silicato de sódio)

  1. Siga os passos um e dois na seção um para preparar a fonte.

  2. Aplique uma camada de vidro solúvel ou silicato de sódio em toda a fonte com um pincel grande. Use um pincel de boa qualidade que não solte cerdas facilmente enquanto você trabalha. Você pode encontrar o vidro solúvel, às vezes chamado de vidro líquido, em lojas de materiais para cerâmica ou lojas de casa e construção.

  3. Espere que a aplicação de vidro solúvel seque durante a noite antes de encher a fonte de água.

    Óleo de linhaça

  1. Prepare a fonte usando os passos um e dois na seção um.

  2. Lixe a fonte de gesso com uma lixa de grão fino. Use um movimento leve para que a estrutura não seja danificada. Limpe o pó fino resultante com um pano limpo e macio (Veja referência 1).

  3. Aplique uma camada bem fina de óleo de linhaça com um bom pincel. Um bom pincel é aquele feito de cerdas finas e macias, que permanecem intactas quando você as usa (Veja referência 3).

  4. Espere algumas horas e aplique uma segunda e então uma terceira camada de óleo de linhaça. Novamente, use uma camada bem fina. Se o aplicar muito grosso, ele vai deixar um brilho gorduroso no gesso.

Loading...

Dicas

  • Uma camada de pó fino pode cobrir a fonte de gesso após a segunda camada de impermeabilizante para alvenaria secar. Você pode simplesmente passar uma toalha macia para remover essa cobertura ou usar água para pulverizá-la e removê-la.
  • Comece no topo da fonte e vá para baixo com cada um dos métodos, para obter uma aplicação uniforme na fonte.

O que você precisa

  • Luvas de borracha descartáveis
  • Panos macios
  • Balde
  • Água
  • Impermeabilizante para alvenaria
  • Misturador de tinta
  • Pincéis
  • Vidro solúvel (silicato de sódio)
  • Lixa de grão fino
  • Óleo de linhaça

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...