A importância da água da chuva
Michael Blann/Digital Vision/Getty Images
O fenômeno meteorológico simplesmente conhecido como chuva nada mais é do que a precipitação de gotas de água que caem sobre a Terra. Trata-se de um ciclo fundamental para a vida no planeta. A água que se condensa em forma de nuvens até cair, já em estado líquido, desempenha um papel importante ao abastecer mananciais, como mares, rios e lagos. A chuva também propicia atividades essenciais para a vida humana, como a agricultura e a pesca, e contribui para a sobrevivência de inúmeras espécies. Conheça a importância da água da chuva e saiba de que modo podemos aproveitá-la do melhor modo possível.
Ciclo hidrológico
Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images
Para entender a importância da água da chuva, é preciso compreender as etapas que a fazem cair sobre a superfície do solo. O ciclo hidrológico tem início com o processo de evaporação das chamadas águas superficiais, como mares, rios, lagos e lagoas. A transpiração de plantas e animais também contribui para o processo de evaporação da água. Em seguida, ela é condensada e armazenada na atmosfera por meio de vapor d'água, ou seja, as nuvens. O processo final é a precipitação em forma líquida. Nessa etapa, a água escoa sobre a terra e retorna aos mares, represas e rios. Esse processo se repete continuamente.
Manutenção do clima
A água das chuvas é uma das responsáveis pela manutenção do clima na Terra. Basicamente, o clima se refere ao estado da atmosfera do mundo. É um conceito que compreende uma série de elementos atmosféricos distintos como pressão do ar, temperatura e umidade. As chuvas contribuem justamente para manter certa quantidade de vapor de água na atmosfera, também chamada de umidade relativa do ar. Regiões com alta umidade têm maior sensação térmica, enquanto regiões com baixa umidade relativa do ar são mais secas, como os locais desérticos do globo. Essa relação da água no ar contribui para regular os climas no planeta.
Abastecimento de água e nutrientes
O ciclo das chuvas também é fundamental para a sobrevivência da humanidade, pois tem como função abastecer reservas, rios e lagos. Foi essa reserva de água potável que permitiu que o homem obtivesse as condições necessárias para a vida através de atividades como a pesca e a agricultura. A água da chuva também contribui para a riqueza do solo graças à reciclagem de nutrientes. Esse processo beneficia sobretudo áreas com solos deficientes em nutrientes e precipitação irregular de chuva, como a região semi-árida do Nordeste brasileiro. Ao escoar lavando as copas das árvores e cair pelo tronco antes de se infiltrar completamente no solo, as águas nutrem as raízes com minerais e nutrientes essenciais à vida.
Produção de energia
As chuvas também são importantes para a produção de energia, uma alternativa considerada limpa por não ser poluente. As usinas hidrelétricas são grandes complexos de engrenagens e equipamentos que conseguem produzir energia elétrica através da movimentação hidráulica de uma reserva de água corrente, como os rios. As usinas atuais são responsáveis por 18% da produção de energia elétrica no mundo. No Brasil, essa fonte de energia renovável é responsável por 95% da eletricidade consumida no País.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Pedro Santos has been a journalist and writer since 2007. He studied journalism at Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) in Brazil, where he co-founded the “Ponto-e-Vírgula” magazine.
Créditos Fotográficos
Michael Blann/Digital Vision/Getty Images