A importância das flores na natureza

Os amores-perfeitos têm muitos usos

pansy image by Aidairi from Fotolia.com

A importância das flores na natureza está em toda parte — podem alimentar insetos, pássaros, animais e humanos; fornecem medicina natural a humanos e alguns animais, além de ajudar na reprodução das plantas atraindo polinizadores externos. Sem elas, as plantas seriam apenas verdes, e o mundo seria um lugar insípido.

Auxílios reprodutivos

Os estames das flores ajudam na reprodução

crocuses first flower spring flower image by Pali A from Fotolia.com

A finalidade principal das flores é ajudar na reprodução. Elas compõem um atributo atraente de uma planta sob outros aspectos simples e de folhas verdes. Quando insetos, aves e alguns morcegos mergulham para dar uma olhada na flor e roubar seu néctar, inadvertidamente eles estão polinizando as plantas ao movimentar o pólen ou esperma vegetal dos estames masculinos para os pistilos femininos.

Néctar para insetos, pássaros e morcegos

Orquídeas-abelhas simulam uma abelha sobre a flor

Bee Orchid image by john barber from Fotolia.com

Há uma variedade de insetos que se regalam com o néctar das flores, mas a maioria mais notável são as abelhas, vespas, formigas e borboletas. Como essas flores dependem de uma fonte externa para polinizá-las, algumas evoluíram para se tornar até mais atraentes aos polinizadores.

A orquídea-abelha evoluiu de forma a parecer que há uma abelha fêmea sobre ela, quando na realidade a "abelha" faz parte da flor. O hibisco e as trepadeiras de flores-trombetas evoluíram de tal forma que seu néctar pode ser facilmente retirado e o pólen transmitido com facilidade por beija-flores e canarinhos.

Morcegos que comem néctar e pólen se alimentam das flores de agave, de pitaia, alcachofra-brava e cacto saguaro. Segundo Kitty Hinman, uma estudante graduada da Universidade do Estado de Nova York-Stony Brook, essas plantas evoluíram para só abrirem suas flores à noite, liberando assim seu néctar e pólen quando é conveniente para os morcegos.

Fonte alimentar para humanos

A cebolinha dá um excelente gosto a uma variedade de pratos

chives image by Michael Cornelius from Fotolia.com

As pétalas de rosa são usadas em culinária e chás há séculos, assim como os lírios, dentes-de-leão, cravos, trevos e margaridas. As flores de frutas cítricas e banana também podem ser uma fonte alimentar. As florações de cebolinha, alho, manjericão, jasmim, alfazema, orégano e sálvia podem ser usadas como ervas e temperos em pratos de culinária. Outras flores, como hortelã, camomila, gengibre e angélica, podem ser usadas em chás.

Fonte alimentar para animais

Alguns animais adoram gerânios

geranium image by photografika from Fotolia.com

Veados e coelhos são os maiores predadores de flores do reino animal. Gerânio e amores-perfeitos são os primeiros a serem consumidos, pois são vegetais florescentes. Guaxinins, gambás e marmotas também mordiscam flores de vez em quando.

Auxílios medicinais

As begônias podem ser usadas para fins medicinais

begonia image by Maria Brzostowska from Fotolia.com

Muitas flores têm usos medicinais, como a begônia, para eliminar toxinas do corpo, e a calêndula, o girassol e a madressilva, para tratar dores de garganta e amigdalite. O aciano ou escovinha pode ser usado para tratar acne, enquanto a valeriana e a papoula-californiana aliviam cólicas menstruais. Os gatos até usam flores para causar o vômito e assim eliminar o desconforto intestinal.

×