Influências das civilizações gregas e etruscas na arte romana

Jupiterimages/Pixland/Getty Images
A Roma Antiga é considerada tradicionalmente como o berço da arte e da cultura ocidental moderna. Caracterizada pela arquitetura grandiosa e esculturas monumentais, Roma deveu muitas de suas características artísticas conhecidas às convenções etruscas e gregas. Os etruscos dominaram boa parte da Itália por séculos antes de existir o Império Romano e, apesar de muito de seu trabalho original ter sido varrido pela conquista romana, sua influência sobreviveu em sua arte. Entretanto, a presença grega na Itália contribuiu para o desenvolvimento artístico e cultural tanto dos etruscos quanto dos romanos. Quando os romanos ascenderam ao poder e dominaram os territórios etruscos e gregos, a arte das duas civilizações foram incorporadas pelo crescente império.
Os etruscos
Hoje, muito pouco é conhecido sobre os etruscos em comparação aos sucessores romanos. Historiadores acreditam que os etruscos mantiveram controle sobre a cidade de Roma e outras partes da Itália por séculos antes de os nativos romanos ganharem o controle em 509 a.C. Nos anos seguintes, o Império Romano cresceu para absorver os antigos territórios etruscos. Ao fazer isto, os romanos destruíram muitas das obras de arte etruscas, mas preservaram e adotaram algumas em suas convenções. O processo de fundição de esculturas de bronze e o uso de arcos, por exemplo, foram emprestados dos etruscos pelos romanos.
Os gregos
Antes da ascensão do Império Romano, os gregos foram uma influência principal sobre etruscos e romanos graças ao comércio na região e uma presença colonial na Itália. Contudo, a conquista dos territórios gregos fez com que Roma tivesse contato maior com a cerâmica, os mosaicos, os templos e as esculturas dos gregos. Além disto, artistas gregos eram frequentemente contratados por patronos romanos. Assim, a popularidade do estilo grego é refletida na arte primitiva do Império Romano.
O estilo romano
Mesmo havendo muitas similaridades entre os estilos de arte gregos e romanos, a arte de Roma permanece distinta. Ela tendeu a se concentrar na vida cívica mais do que a arte grega, com estadistas retratados em estátuas monumentais. Bustos e retratos equestres também eram usados proeminentemente para representar figuras cívicas. Avanços tecnológicos também permitiam aos romanos criar obras arquitetônicas mais grandiosas do que os gregos e os etruscos poderiam ter realizado.
Inovações romanas
Um dos avanços arquitetônicos principais da era romana foi o uso do concreto. Isto permitiu aos romanos aperfeiçoar os temas arquitetônicos gregos e romanos, como arcos e abóbadas. Além disto, eles foram capazes de criar coliseus, aquedutos e arcos triunfais duráveis que ainda permanecem na Europa de hoje. As inovações tecnológicas de Roma fizeram com que sua arte se distinguisse de seus predecessores, mais duradoura e monumental. Por estas razões, assim como a arte romana foi inspirada pelos gregos e etruscos, ela também inspirou o mundo ocidental.
Mais Artigos
Referências
Sobre o Autor
Janice Uwujaren has been writing professionally since 1996. Her articles have been published on various websites. Her experience includes developing content for proposals, websites, training materials and technical documentation. Uwujaren has a Bachelor of Science in computer information systems from Strayer University.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Pixland/Getty Images