×
Loading ...

Influências culturais dos EUA e Canadá

Como duas nações que compartilham uma fronteira e uma língua comum, os EUA e o Canadá possuem muitas semelhanças culturais. Artistas canadenses e norte-americanos transitam livremente entre os cenários culturais dos dois países, de modo que muitas vezes o público desconhece a sua verdadeira nacionalidade. A popularidade da arte, música e cinema norte-americanos no exterior ajudou a difundir a cultura pop dos EUA e Canadá em todo o mundo, enquanto as culturas econômicas dos dois países influenciam simultaneamente o consumismo global.

As culturas americana e canadense são intimamente entrelaçadas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Filmes

Os canadenses sempre tiveram uma influência sobre Hollywood, e o número de atores e diretores canadenses em filmes norte-americanos continua a crescer. Ellen Paige, Ryan Reynolds, Jason Reitman, Seth Rogen e James Cameron são apenas alguns dos muitos canadenses que trabalham atualmente em Hollywood. Os EUA lançaram nove dos dez melhores filmes de maior bilheteria no exterior entre 2000 e 2009, segundo o site de rastreamento da indústria Box Office Mojo. Com filmes norte-americanos sendo estrelados por atores canadenses e dominando mercados estrangeiros e audiências globais de entretenimento, a cultura norte-americana exerce um enorme poder sobre outras culturas ao redor do mundo.

Loading...

Esportes

Os EUA e o Canadá produziram alguns dos maiores atletas da história do esporte. Dois dos maiores de todos os tempos em seus esportes -- Michael Jordan e Wayne Gretzky -- tornaram-se ícones culturais para os fãs na América do Norte e em todo o mundo. Gretzky, que é canadense, tem sessenta registros da NHL, e Jordan (um americano) é classificado no top dez da maioria das categorias ofensivas da NBA. A imagem desses dois atletas tem sido usada ​​para vender sapatos, perfumes, peças íntimas, roupas masculinas, charutos, refrigerantes e cereais matinais em todo o mundo. Essa prática continua até hoje com os atletas norte-americanos Peyton Manning, Steve Nash, LeBron James e Sidney Crosby.

Consumismo

Somente os consumidores dos EUA são responsáveis ​​por 18% da economia mundial, de acordo com o Jornal de Negócios Ivey. A cultura consumista dos EUA e Canadá, no entanto, estende-se além da simples compra de bens materiais. Cerca de 20% da população mundial que vive nos países mais ricos é responsável por 45% de toda a carne e peixe consumidos, 58% por cento do total da energia utilizada e possui 87% dos veículos do mundo, segundo o site Global Issues. O alto padrão de vida dos cidadãos norte-americanos consome uma grande parte dos recursos mundiais.

Meio-ambiente

Como as populações dos EUA e do Canadá duplicaram entre 1950 e 2005, o consumo de recursos naturais mais do que duplicou junto com elas. O consumo de energia quase triplicou, o consumo de madeira subiu 171%, o de carvão aumentou 128%, e o de água aumentou 127%, de acordo com o Population Reference Bureau. Quando se trata da avaliação do impacto ambiental, os EUA exibem uma enorme influência sobre as normas ambientais e consumo canadenses, de acordo com George Hoberg, cientista social da Universidade de British Columbia. Por sua vez, o resto do mundo não deixa de ser influenciado pelas escolhas de estilo de vida desses dois países.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...