Como renunciar a uma liderança eclesial

Jupiterimages/Comstock/Getty Images
Renunciar à uma liderança dentro da Igreja pode ser uma decisão bastante estressante. As políticas e emoções associadas ao abandono de uma posição de privilégio eclesial e/ou do desligamento do corpo da Igreja, fazem dessa escolha algo extremamente pessoal. Optar pela renúncia de um cargo de liderança na Igreja é uma decisão que encontra suporte em princípios bíblicos e deve ser feita com o máximo de respeito e dignidade possíveis. Mantenha-se firme e fiel à sua decisão para acelerar o processo e amenizar quaisquer tensões que possam perdurar.
Step 1
Ore sobre sua decisão e certifique-se de que a motivação por trás dela é a vontade de Deus. Aceite e fique em paz com sua opção antes de torná-la pública.
Step 2
Consulte a carta oficial de fundação da Igreja, se ela existir, para seguir aos protocolos exigidos pela organização para renúncia.
Step 3
Escreva e envie sua carta de renúncia. Ela deve ser curta e concisa. Não inclua nada ofensivo ou depreciativo em sua mensagem, que deve ser a mais impessoal possível. Elogie a igreja e seus membros sempre que necessário e dê motivos vagos para a sua renúncia. Date a carta e a enderece à secretaria da igreja. Inclua informações básicas solicitando que a igreja receba sua carta como uma declaração oficial de renúncia. Imprima-a e assine embaixo.
Step 4
Encontre-se com o pastor sênior em um horário conveniente para ambos. Explique as razões para sua renúncia. Certifique-se de que seus motivos são válidos - transferência no trabalho, divergência de princípios com a igreja - e não por questões triviais que podem acabar fazendo com que você sofra ao receber cartas elogiosas ou de recomendação no futuro. Seja sempre cordial e agradeça ao pastor por tudo que a igreja lhe ofereceu.
Step 5
Avise amigos, familiares e membros da igreja. Sempre seja cordial e fale com maturidade quando for necessário discutir as razões pelas quais você renunciou à sua liderança. Deseje o melhor a todos e, se quiser, fale sobre seu desejo de manter contato.
Referências
Sobre o Autor
Jeffery Keilholtz began writing in 2002. He has worked professionally in the humanities and social sciences and is an expert in dramatic arts and professional politics. Keilholtz is published in publications such as Raw Story and Z-Magazine, and also pens political commentary under a pseudonym, Maryann Mann. He holds a dual Associate of Arts in psychology and sociology from Frederick Community College.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Comstock/Getty Images