Informações sobre o uso do óleo de malaleuca em água de aquários
Puffer Fish image by Freelance from Fotolia.com
Colocar óleo de melaleuca na água de um tanque de peixes ou em um aquário é uma maneira natural de tratar infecções bacterianas e fúngicas em peixes. As propriedades antissépticas e antimicrobiana do óleo também ajudam a manter a água limpa e saudável.
O que é o óleo de malaleuca?
O óleo de malaleuca é um óleo essencial extraído das folhas das árvore Malaleuca alternifolia. Ele possui um cheiro refrescante ao ar livre com pitadas de cânfora e é geralmente colocado em cosméticos, sabão e cremes. Os cientistas relatam que esse óleo tem propriedades antissépticas, antimicrobianas, antibacterianas e anti-inflamatórias.
Por que colocá-lo em um tanque de peixes?
O óleo da malaleuca pode ajudar a tratar infecções bacterianas e fúngicas nos aquários. Ele também auxilia na regeneração de tecidos e da barbatana (depois de um peixe atacar o outro, por exemplo), além de tratar outros problemas nos peixes, como o apodrecimento das barbatanas e a pele aveludada. Como se observa, esse óleo também exerce um papel de manter a água do aquário limpa e saudável.
Qual quantidade deve ser adicionada?
A dosagem recomendada para colocar em um tanque de peixes é de uma gota de óleo para cerca de 4 L de água. Portanto, um aquário de 40 L requer 10 gotas do óleo, mas um veterinário deve ser consultado antes de adicioná-lo a um tanque.
Onde encontrá-lo?
Algumas marcas conhecidas de misturas contendo o óleo de malaleuca feitas especificamente para aquários são a Melafix e a Bettafix. O Melafix é um diluição mais forte, já a Bettafix trata-se de uma diluição mais leve que torna mais difícil para que peixes menores (especialmente o Beta) recebam uma overdose da substância. Óleos de malaleuca puros podem ser comprados em drogarias e na internet.
Qual o preço?
Os óleos essenciais de malaleuca podem custar de 20 a 35 reais para um garrafa de 10 ml.
O óleo tem alguma contraindicação?
Um veterinário deve ser consultado para determinar se os peixes devem receber antibióticos juntamente ao óleo de malaleuca ou não. Peixes menores, principalmente os betas, podem ter uma overdose do óleo. Por isso, precauções precisam ser tomadas.
Referências
Sobre o Autor
Originally from Indiana but now based in upstate New York, Lisanne Jensen has written professionally since 1988. Her journalism career includes government and features reporting for several Indiana newspapers, book editing, and marketing/graphic design. She holds Bachelor of Arts degrees in journalism and French from Indiana University.
Créditos Fotográficos
Puffer Fish image by Freelance from Fotolia.com