×
Loading ...

Insetos que vivem em ambientes marinhos

Os insetos representam o grupo de organismo mais diverso dentro do reino animal. Das 2 milhões de espécies distribuídas pelos mundo, entre 250 e 350 vivem no ambiente marinho. Esse é o habitat representado pelos oceanos, poças formadas pelas ondas e linhas costeiras. Entre os insetos marinhos, os atributos e aparências variam, apesar de todos compartilharem a importante habilidade de resistir ao contato constante com a água do mar.

Poças formadas pelas ondas são um tipo de ambiente marinho ocupado por insetos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Habitats marinhos

Dos três ambientes marinhos ocupados pelos insetos -- oceano, zona entremarés e costa -- a variedade de insetos de cada uma aumenta, quanto mais perto elas estiverem da terra. Os insetos da família Gerridae representam uma das poucas a viverem no mar aberto. Insetos de zonas entremarés preferem as poças deixadas pelas ondas, protegidas pelas rochas. Existem algumas espécies de moscas marinhas que preferem esse habitat. Outras espécies, como o besouro da família Staphylinidae, vivem nas costas, mas protegidos das águas marinhas.

Loading...

Comportamento

Os insetos marinhos encontram várias formas de viver em seus habitats. Os insetos da família Gerridae e as moscas marinhas vivem na superfície da água. Existem cinco espécies de Gerridae marinhos, do gênero Halobates, que vivem no mar aberto, em climas tropicais e subtropicais. Outros vivem mais próximos da praia, como as moscas, que preferem águas costeiras. Os besouros da zona entremarés vivem em climas marinhos também, mas raramente entram em contato com a água, pois preferem viver em buracos. Esses buracos possuem aberturas estreitas que evitam que a água entre quando a maré sobe ou as ondas batem sobre elas.

Hábitos alimentares

Os insetos marinhos possuem hábitos alimentares variados. Os da família Gerridae se alimentam de zoo-plâncton, ovas de peixes, peixes em estado de larva e organismos similares da superfície da água. Os hábitos alimentares das espécies que vivem em alto mar ainda não foram completamente observados. As moscas marinhas são diferentes. Suas larvas se alimentam de detritos e algas, mas os adultos não. Dessa forma, elas não possuem uma boca, e só vivem para se acasalar, morrendo logo depois. Elas estão entre os insetos de vida mais curta do mundo.

Hábitos reprodutivos

Os Halobates do mar aberto passam toda sua vida no oceano, mas quando colocam seus ovos, precisam de um objeto flutuante para prendê-los. Isso inclui qualquer coisa desde penas até conchas ou plásticos. Muitos ovos são colocados nesses objetos, já que são limitados. As moscas morrem logo depois de por ovos. Elas vivem apenas por algumas horas, de forma que toda sua vida adulta envolve apenas se reproduzir. Os besouros das entremarés constroem aberturas estreitas em seus ninhos, onde eles colocam os ovos. Diferente de muitos insetos marinhos, esses besouros cuidam de suas larvas até que elas sejam velhas o suficiente para construir seus próprios buracos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...