Como instalar uma tomada elétrica em um armário

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Instalar uma tomada elétrica em um armário aumenta a acessibilidade à energia onde é mais necessária. Muitas vezes, instaladas em balcões centrais de cozinha, essas tomadas tornam possível ligar aparelhos nesses locais. Além de cozinhas; pense em instalá-las também em banheiros, áreas de serviços, lavanderias e garagens. Assim como qualquer trabalho com eletricidade, precauções e cuidados adequados são importantes o tempo todo durante a instalação.

Passo 1

Determine o local no armário onde será colocada a tomada. Recomenda-se escolher um lugar de fácil acesso. Segure a caixa de luz contra o armário, onde ficará a tomada, e trace o contorno dela. Faça um furo guia para colocar a lâmina da tico-tico e corte a abertura para instalar a tomada.

Passo 2

Escolha o local onde os fios se conectarão à nova tomada. Dentro do armário, marque o local onde os fios entrarão a partir do piso ou da parede. Se vierem do piso, verifique se não existe nada diretamente abaixo do ponto onde o fio passará.

Passo 3

Fure um buraco de 2,5 cm de diâmetro de dentro do armário e através do piso. Certifique-se de fazer um caminho relativamente reto e não deixar o buraco angulado. Passe um fio grande o suficiente através do buraco até chegar ao quadro de luz, mas sem que ele fique muito esticado.

Passo 4

Passe o fio da tomada por dentro de um duto flexível corrugado. Isso protegerá o fio de cortes ou amassados acidentais que podem danificar o fio e causar um curto circuito ou até um incêndio.

Passo 5

Fixe a caixa de luz na lateral do armário, usando os parafusos inclusos. Tome cuidado para que os parafusos não vazem do outro lado do gabinete do armário. Passe o fio até a caixa de luz e prenda o duto na lateral desta para mantê-lo no lugar.

Passo 6

Conecte a tomada no fio e cubra as conexões com fita isolante para evitar que fios desencapados entrem em contato com qualquer coisa. Parafuse a tomada na caixa de luz e ponha o espelho desta no devido lugar.

Passo 7

Desligue a energia da caixa de força principal para que seja seguro conectar a tomada ao restante do sistema da casa. Conecte o fio novo com segurança ao mesmo circuito que o resto das tomadas do cômodo e passe fita isolante em quaisquer partes de fios que estiverem desencapadas. Ligue a energia principal e teste a tomada.

Mais recentes

×