Como instalar um varão de cortina de banheiro sem quebrar o azulejo

••• Thinkstock/Comstock/Getty Images

Se você tem azulejos de porcelana ou cerâmica no seu box, provavelmente está com medo de estragá-los ao instalar o varão de uma cortina de banheiro, já que sem cortina você se arrisca a inundar o local toda vez que tomar banho. Você pode decidir se arriscar a estragar o azulejo e ter gastos extras instalando o varão permanente, ou pode ir por um caminho mais seguro e barato e instalar um varão de tensão.

Passo 1

Limpe bem o azulejo e marque discretamente os lugares onde a barra deve ser instalada. Meça nos dois lado a altura do chão à marca para garantir que está nivelado, e então meça a distância até a parede do chuveiro. Por exemplo, se você quer instalar a barra a uma altura de 2 m e uma distância de 1,80 m da parede, marque este ponto dos dois lados do box.

Passo 2

Marque os pontos onde o suporte de montagem será afixado na parede do chuveiro. Seja preciso ao indicar a posição em que cada buraco de parafuso deve ser perfurado.

Passo 3

Perfure o buracos para os suportes. Utilize uma furadeira com velocidade entre 100 rpm e 200 rpm, com uma broca nova de diamante ou carbono, indicada para perfurar cerâmica e porcelana. Quando estiver perfurando não coloque muita pressão e mergulhe a broca da furadeira em óleo lubrificante a cada 30 segundos de uso.

Passo 4

Aparafuse os suportes de montagem no lugar. Utilize um banquinho para alcançar melhor a altura desejada e reduzir o risco de se machucar. Se não tiver uma porca na qual colocar os parafusos, utilize uma bucha plástica para estabilizá-los e proteger o azulejo.

Passo 5

Insira o varão nos dois suportes e ajuste-o no lugar. Utilize o nível para garantir o correto posicionamento do varão.

Passo 6

Coloque a cortina e o forro no varão e teste-o para se assegurar de que está bem preso no lugar.

Mais recentes

×