Instruções detalhadas de como fazer paspatur para fotos

••• Comstock Images/Comstock/Getty Images

O paspatur pode fazer muita diferença na apresentação de uma obra de arte ou fotografias. Pode ser escolhido a dedo para realçar as cores da peça e dar um toque de profissionalismo à obra de arte. Pode ter diversas camadas, mas geralmente as fotos têm duas camadas de paspatur. Fazê-los requer paciência e precisão para que sirvam perfeitamente sobre a obra.

Passo 1

Meça a altura e a largura da obra que receberá o paspatur. Desenhe um retângulo com essas medidas em uma folha de papel, certificando-se de ser preciso. Escreva as medidas dentro desse retângulo para ter uma referência.

Passo 2

Desenhe um segundo retângulo em volta do primeiro. Esse retângulo será a primeira camada de paspatur que irá em volta da imagem. Essa medida deve ser ao menos 5 mm maior, mas pode ser mais larga na medida que preferir.

Passo 3

Desenhe um terceiro retângulo em volta dos dois primeiros. Novamente, pode ser de qualquer tamanho que acredite que ficará bom com a imagem, mas é geralmente cerca de 2,5 cm maior nos quatro lados.

Passo 4

Some a largura e altura totais dos três retângulos. Por exemplo, se a foto original tem 10 cm x 15 cm, a primeira borda tem 5 mm a mais e a segunda, 2,5 cm, então a largura total será de 13 cm e a altura de 18 cm.

Passo 5

Corte o primeiro paspatur usando a altura e largura totais do Passo 4. Use um cortador de paspatur para ter linhas mais retas e limpas.

Passo 6

Subtraia as medidas do retângulo maior do total do Passo 4. Por exemplo, se subtrair 2,5 cm de 13 cm e 18 cm, terá 10,5 cm e 15,5 cm. Esta será a medida do segundo paspatur nesse exemplo. Corte o segundo paspatur conforme essas medidas, novamente usando o cortador de paspatur sobre uma superfície plana.

Passo 7

Recorte a janela central do segundo paspatur. Trace as dimensões da foto a receber o paspatur diretamente no centro do segundo paspatur. Use o cortador para recortar essa janela central. Esse paspatur será o que toca o vidro da moldura.

Passo 8

Vire o segundo paspatur de modo que a frente esteja sobre a mesa. Vire a foto e prenda-a no paspatur usando um pouco de fita de linho em todos os quatro lados.

Passo 9

Coloque o primeiro paspatur virado para cima em uma superfície plana. Vire o segundo paspatur com a foto presa e coloque-os diretamente sobre o primeiro. Coloque um pouco de fita dupla face sob cada canto do segundo paspatur para prendê-lo diretamente no primeiro.

Mais recentes

×