Instruções para usar thinner

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O thinner tem diversas aplicações, tanto como solvente quanto como agente de limpeza. O produto é usado para dissolver tintas a óleo e laca e para remoção de manchas de tinta a óleo de ferramentas e superfícies. Quando a tinta é grossa demais para fluir sobre qualquer superfície pintável, o thinner é usado para afiná-la, o que facilita sua aplicação com um pincel ou rolo, criando uma superfície pintada uniforme.

Afinando a tinta

Passo 1

Siga as instruções do fabricante na lata de tinta para saber a quantidade de thinner a ser adicionada ao produto.

Passo 2

Adicione a quantidade determinada de thinner à tinta enquanto mistura os dois produtos com uma vara. Retire-a da mistura durante o processo para ver se ela está pingando sem obstruções da ponta, o que é sinal de muito thinner. A tinta deve escorrer suavemente, sem pingar.

Passo 3

Aplique a tinta em um pedaço de papelão com um pincel para verificar a viscosidade. Deixe o papelão na vertical para verificar se a tinta escorre. Se escorrer, você a dissolveu demais e mais tinta deve ser adicionada à mistura. Caso haja dificuldade para aplicar a tinta e ela esteja grossa, adicione mais thinner.

Limpando a tinta de ferramentas e superfícies indesejadas

Passo 1

Coloque um par de luvas impermeáveis e óculos de segurança.

Passo 2

Embeba um pano velho em thinner e esfregue a tinta até que ela saia da superfície.

Passo 3

Despeje thinner o suficiente em um balde de 20 litros para submergir completamente pincéis, rolos e pistolas de pintura. Deixe-as descansar por um tempo e lave-as em outro balde com thinner limpo. Deixe secar e enxágue com água morna e sabão para secarem.

Mais recentes

×