Como fazer tinta permanente para marcadores piloto

marker image by Eldin Muratovic from Fotolia.com

Os marcadores são peças vitais da caixa de ferramentas de um artista e têm sido usados para tudo, desde desenhos simples a peças premiadas de Galerias. Eles são caros, mas algumas marcas, como a Pilot, são recarregáveis​​, assim você não precisa comprar uma nova caneta cada vez que a tinta se esgotar. Além disso, você nem precisa usar a tinta feita pelo fabricante. Você mesmo pode fazer a sua própria tinta de um modo relativamente barato.

Step 1

Coloque todos os equipamentos de proteção antes de começar. Escolha qual a cor de tinta que você deseja usar e encha o recipiente com não mais do que 20 mililitros (ml). Adicione não mais do que 10 ml de tíner. Misture os dois completamente, testando a mistura quanto à espessura. Adicione mais 5 ml e mexa bem até que você tenha atingido a espessura desejada da tinta. Você está procurando uma mistura bastante aquosa que possa embeber o refil do marcador.

Step 2

Mergulhe o pincel em sua nova tinta e teste-o no papel. Observe a espessura, consistência, cor e facilidade de aplicação. Para alterar a cor, apenas adicione outro tipo de tinta, mexa e acrescente o tíner para manter a consistência. Esteja atento à consistência: uma tinta muito fina produzirá um pintura escorrida e malfeita, enquanto uma grossa fará uma pintura difícil de ser usada e pode até mesmo estragar o seu marcador.

Step 3

Abra o reservatório do seu marcador e limpe todo o restante de tinta e pigmento com o tíner. Usando o funil, coloque cuidadosamente a tinta no marcador. Lembre-se que o reservatório pode conter apenas 30 ml de tinta. Uma vez que o reservatório esteja cheio, tampe o marcador, e agite-o vigorosamente para permitir que a tinta penetre na ponta. Teste o marcador numa folha de papel, para ter certeza de que a tinta está completamente na ponta.

×