Intolerância a glúten e dor de garganta
Paul Grecaud/iStock/Getty Images
Quem tem alguma intolerância alimentar pode apresentar sintomas que incluem dor de garganta, nariz entupido crônico ou até coceira. O glúten, proteína encontrada em certos cereais, pode causar uma forma de intolerância chamada doença celíaca. Pessoas com essa condição muitas vezes têm azia crônica, que pode causar dor de garganta. Em todos os casos, a causa da dor de garganta talvez seja a ingestão de glúten, então eliminá-lo possivelmente resolva o problema.
Informações básicas
Brenda A. Carson/iStock/Getty Images
Trigo e cereais bem parecidos, como cevada, centeio e espelta, contêm glúten. Isso significa que alimentos como biscoitos, salgadinhos, pães e cerveja contêm a proteína. O Centro Médico da Universidade de Maryland calcula que 18 milhões de pessoas podem sofrer de intolerância ao glúten, o que pode causar uma ampla gama de sintomas, como dores de garganta e refluxo. Uma intolerância ao glúten amena ou moderada pode ser desagradável, mas aparentemente não causa implicações à saúde a longo prazo.
Detalhes
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images
Cerca de três milhões de pessoas provavelmente têm doença celíaca, a forma mais severa de intolerância ao glúten, segundo a Centro de Doença Celíaca da Universidade de Columbia. Essas pessoas correm o risco de ter complicações de saúde permanentes na forma de problemas de estômago e deficiências nutricionais, além de correrem mais risco de certos tipos de câncer. Os sintomas da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) são frequentes em pessoas com doença celíaca, e isso também pode causar dor de garganta.
Exame
AlexRaths/iStock/Getty Images
Embora a intolerância ao glúten e a doença celíaca possam causar dor de garganta, há muitos outros motivos possíveis para isso. Por exemplo, você pode estar gripado ou resfriado, pois muitas pessoas começam essas doenças com uma dor de garganta. Doenças mais grave, como mononucleose, podem causar dores de garganta mais duradouras. Porém, se você desconfia que a dor de garganta foi ocasionada por intolerância a glúten ou que o refluxo crônico está relacionado à doença celíaca, é necessário fazer um exame médico.
Solução
grafvision/iStock/Getty Images
Se descobrir que tem intolerância a glúten ou doença celíaca, é preciso aprender a comer alimentos sem a proteína. Isso significa eliminar os alimentos feitos de trigo, como a maioria dos cereais, pães, bolos e outros produtos de padaria. Porém, isso também significa desistir da cerveja comum, pois ela é feita de cevada. Também será preciso aprender a identificar formar escondidas de glúten em rótulos; por exemplo, até ingredientes como "aroma natural" podem conter a proteína. É bom consultar um nutricionista, principalmente no início, para determinar o que você pode comer.
Referências
- Columbia University Celiac Disease Center: O que é doença celíaca e dermatite herpetiforme [em inglês]
- Clinical Gastroenterology and Hepatology: Sintomas de refluxo gastroesofágico em pacientes com doença celíaca [em inglês]
- University of Maryland Medical Center: Dor de garanta -- Panorama [em inglês]
Sobre o Autor
J.M. Andrews has been a professional journalist for more than 20 years. She specializes in health and medical content for consumers and health professionals. Andrews' background in medicine and science has earned her credits in a wide range of online and print publications, including "Young Physicians" magazine.
Créditos Fotográficos
Paul Grecaud/iStock/Getty Images